Meio Ambiente e GCM reforçam fiscalização de descarte irregular com drone

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Intensificação! A fiscalização do descarte irregular de materiais em Catanduva ganhou o reforço de drone. A ação é coordenada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal, a GCM. O objetivo é ampliar a fiscalização no município.

A ação teve início na manhã desta segunda-feira, dia 4, na Estrada da Boiadeira, mas ganhará reforço em outros pontos, com mais horários de fiscalização ambiental e auxílio do drone para autuar o despejo irregular de resíduos em pontos já conhecidos no município, além de terrenos sujos e irregularidades ambientais.

“Será percorrido o município como um todo, com divulgação prévia dos bairros a serem fiscalizados no âmbito de terrenos sujos e com descarte irregular de resíduos, seguindo legislação vigente”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Júlia Cassiano Wayego.

O uso do drone chega para reforçar o trabalho das equipes em campo. “Será possível identificar e autuar os responsáveis pelo descarte irregular, uma vez que o aparelho fará vôos periódicos em trechos mapeados pela Secretaria de Meio Ambiente”, complementa o Comandante da GCM, Cláudio Pereira.

Multa

O descarte irregular de materiais pode resultar em multa a partir de R$ 2 mil, aproximadamente, ao infrator. O valor aumenta a partir da metragem de itens descartados nas vias. A população também pode auxiliar no trabalho das equipes, com a denúncia que pode ser feita pelo aplicativo Ouvidoria Catanduva, disponível para todos os tipos de celulares e pelo telefone 0800-772 915.

Imagem: Comunicação/ Prefeitura de Catanduva