O Núcleo de Estudos e Ações em Práticas Educacionais e Sociais para a Promoção da Equidade (NEAPRE) da UNIFIPA teve seu trabalho aprovado para apresentação no Congresso Nacional de Educação, Diversidade e Inclusão (CONEDI), realizada nos dias 26 e 27 de setembro.
O artigo intitulado “Cartilha Diversidade e Inclusão no Ensino Superior: guia prático para docentes no respeito à diversidade de gênero e sexualidade” foi selecionado na área temática ‘Educação Inclusiva no Ensino Superior’ e tem como proposta fomentar a formação continuada de professores universitários. O projeto resultou na criação de uma cartilha voltada à promoção de práticas pedagógicas equitativas e respeitosas no ambiente acadêmico.


A produção foi coordenada pelos professores José Claudinei Cordeiro, Luciana Cristina Calza de Carvalho e Lidiane Ferrari Botteon, integrantes do NEAPRE, com a colaboração da comunidade acadêmica. “O material busca apoiar na formação continuada de professores, coordenadores e setores administrativos sobre diversidade de gênero e sexualidade, oferecendo subsídios teóricos e práticos para a construção de um ambiente educacional mais seguro, inclusivo e comprometido com os direitos humanos”, explicam os integrantes do Núcleo.
A revisão de conteúdo da cartilha foi realizada por Luiz Felicio Bianchini Chaves, analista de marketing da Fundação Padre Albino, e a revisão textual, por Mauro Assi, assessor de imprensa da instituição.
O CONEDI reuniu pesquisadores, educadores e formuladores de políticas públicas de todo o país, com o objetivo de discutir estratégias para o fortalecimento de práticas pedagógicas inclusivas e a promoção da diversidade nos espaços educacionais.
Mais informações sobre o congresso estão disponíveis no site oficial: https://www.even3.com.br/conedi-congresso-nacional-de-educacao-diversidade-e-inclusao-595181.
O NEAPRE UNIFIPA também estará presente no CAU – Congresso Acadêmico Universitário 2025 da UNIFIPA, no dia 15 de outubro, às 19h30, no campus sede. Na ocasião, será promovido minicurso sobre diversidade e inclusão no ensino superior, voltado aos docentes da instituição. A capacitação será ministrada pelos autores da cartilha.
Fonte foto: Freepik