Novembro Azul: prevenção a um toque

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Mesmo com a campanha em andamento, preconceito impede que homem se previna

O laço azul não é um enfeite qualquer. Ele é um alerta para um tipo de câncer silencioso nos homens: o câncer de próstata. A campanha Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de prevenir e desmitificar os preconceitos dos homens sobre a importância de buscar um urologista.

Mesmo com a campanha sempre em evidência no mês de novembro, o número de novos casos ainda é alto. Há uma estimativa de 70 mil novos casos de câncer de próstata registrados somente em 2019, ou seja, um a cada seis pessoas. Um novo caso é registrado a cada sete minutos no mundo.

Mas, como conscientizar os homens, quando mais da metade, cerca de 51%, não vai ao urologista? “Eles têm vergonha e medo do exame, mas é importante destacar que o toque retal é um exame rápido, de até cinco segundos, e somente por ele é possível ver se há nódulos ou caroços na próstata”, explicou o urologista Fernando Martins Rodrigues, cooperado da Unimed Catanduva.

Outro ponto importante a ressaltar é que o câncer é assintomático, ou seja, não há sintomas aparentes. Por isso, é um dos cânceres que mais mata homens no país, ficando apenas atrás do câncer de pele não melanoma. “Em 20% dos casos, pode ocorrer do exame de sangue não apresentar alterações e, mesmo assim, haver o tumor na próstata”, completou Rodrigues.

Só no Brasil, cerca de 13 mil homens morrem por ano, ou seja, uma morte a cada 40 minutos. “A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens a partir dos 50 anos devem fazer um acompanhamento com urologista. E, se tiver alguém na família que teve câncer de próstata, os exames preventivos devem ser feitos a partir dos 45 anos”, disse o urologista.

Não há tempo a perder

Quando o câncer é diagnosticado precocemente, a chance de cura é de mais de 90%. O especialista verá se o tumor está em outros órgãos, classifica a gravidade e, dependendo do estágio, o tipo de tratamento: radioterapia, cirurgia, hormonioterapia ou quimioterapia. “É por isso que buscamos sempre incentivar os homens a fazer os exames preventivos. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura”, concluiu.

Previna-se!

– Pratique exercícios físicos regularmente;

– Evite o tabagismo;

– Modere o consumo de álcool;

– Mantenha-se no peso adequado;

– Inclua brássicas (repolho, couve, couve-flor, brócolis) e tomate em molho na sua alimentação.

Fonte: Medicina Preventiva Unimed Catanduva

Foto: Créditos Divulgação