As apresentações das Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura, levarão melodia ao Teatro Municipal Aniz Pachá nesta sexta-feira, dia 29, a partir das 19 horas. No total, serão 20 grupos que mostrarão todo o aprendizado obtido ao longo de 2019. O show gratuito reunirá 220 alunos e faz parte da Mostra de Encerramento.
Será um espetáculo diversificado, mostrando o trabalho de 25 turmas que formaram oito cursos nas áreas de coral avançado, jovem e adulto, violão para crianças, teclado, violão, viola caipira, guitarra e violino.
Os alunos da primeira turma de violão para crianças da Estação Cultura mostrarão o que aprimoraram durante o ano. São crianças entre 6 e 10 anos que, ao longo de 2019, desenvolveram o gosto pela música durante as aulas do professor Francisco Minervino.
O arte-educador Carlos Alberto Nobre, o Branquim, apresentará turmas de iniciantes das oficinas de violão e viola caipira de 2019. “O objetivo é a prática no instrumento, trabalhando a coordenação motora, concentração, o controle da ansiedade, despertando no aluno o interesse pela música”, explica.
Já os alunos de violão e guitarra do arte-educador Fernando Carvalho apresentarão músicas folclóricas e infantis para mostrar como é o começo do aprendizado. A trilha sonora também inclui “Deixa Ir” e as pops “Flores” e “Será”, com os alunos que utilizarão o contrabaixo no violão.
Para a apresentação de violino, a arte-educadora Majú Malavaes promete demonstrar que o instrumento vai além do concerto. A primeira música, “Saudade da Minha Terra”, contará com a participação da turma de violão e viola caipira de Branquin. A segunda, “Anunciação”, terá como convidados parte do elenco do Grupo Cabrabão. A última música será uma performance da canção “Bella Ciao”, da série La Casa de Papel, com o apoiador Ghost Wisper como áudio design.