Pacientes odontológicos não devem suspender tratamento devido a Covid-19

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Não é recomendável interromper procedimentos como a realização de implantes, que devolvem não só a saúde bucal como a autoestima do paciente

Frente à pandemia da Covid-19, em que a porta de entrada da doença é o trato respiratório superior formado pela boca (dentes, gengivas, língua), faringe (garganta) e pulmões, a rotina diária de higiene bucal ganhou ainda mais importância em que os cuidados devem ser redobrados.

Porém, pessoas em tratamentos odontológicos não precisam interromper o planejamento e devem seguir normalmente as recomendações do cirurgião dentista. “Sabemos que a boca e a má higiene oral podem facilitar o surgimento de inúmeras doenças como endocardite bacteriana, pneumonia, câncer bucal, entre outras. Por isso, ainda que estejamos diante de restrições em razão da séria pandemia da Covid-19, não é recomendável interromper procedimentos como a realização de implantes, que devolvem não só a função mastigatória e saúde bucal como a autoestima do paciente”, explicou Dr. Guilherme Martins Motta, especialista em implantodontia e diretor da Oral Unic Catanduva.

De acordo com Motta, em momentos como esse de isolamento em que o convívio familiar e social foi limitado, renovar a alegria dos pacientes em ter um sorriso saudável se transformou em missão. “Os implantes dentários são pinos de titânio, posicionados cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles. Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais, que não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala. Um implante não se solta como uma dentadura. Estamos completamente preparados para o atendimento odontológico, seguindo todas as recomendações dos órgãos competentes como a Organização Mundial da Saúde, Anvisa e o Conselho Federal de Odontologia”.

Outra recomendação do diretor técnico é que os pacientes fiquem sempre atentos, pois é necessária a prevenção de qualquer doença após uma cirurgia, especialmente do coronavírus, já que ele é altamente contagioso e a maior parte da população mundial ainda não foi vacinada.  “Ao surgimento de qualquer sintoma precisamos ser informados sobre as condições em que se encontram para que possamos orientar sobre a continuidade do tratamento e recomendar, se necessário, algum encaminhamento ao médico”, explicou.

Para garantir a segurança de todos, os profissionais seguem rigorosos protocolos de higienização e assepsia dos equipamentos, com uso de máscaras e luvas descartáveis durante todo o atendimento, além de fornecerem álcool gel e comunicarem de maneira contínua sobre a importância do cliente cumprir o horário de atendimento para evitar qualquer tipo de aglomeração de recepção. “Não é demais ressaltar que, havendo algum sintoma que possa indicar contaminação por Covid-19, cabe ao paciente buscar auxílio médico imediato e manter as precauções para evitar a contaminação de terceiros”, finalizou Motta.

Sobre a Oral Unic

A Franquia Premium Oral Unic Implantes foi fundada em junho de 2016 em Itajaí (SC), conta com a melhor gestão no ramo, e está presente em mais 93 cidades além de Catanduva, espalhadas por 15 estados (Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Distrito federal e Tocantins).

Serviço:
Oral Unic Catanduva – Rua Minas Gerais, 900. (17) 3311-7422