Praça da República recebe força-tarefa para poda e manutenção

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, deu início a manutenção e poda de árvores da Praça da República. A definição dos trabalhos ocorreu após vistoria completa do espaço. A iniciativa também prevê reparos nos canteiros. De forma paralela, as equipes da Secretaria de Obras e Serviços executam reparos e substituições das pedras portuguesas no calçamento, a fim de garantir a segurança dos pedestres.

Para garantir o crescimento saudável das árvores, o serviço de poda ganhou reforço no último domingo, dia 26, com intensivão da empresa terceirizada. Todo o trabalho foi acompanhado pelas equipes do Meio Ambiente. O trabalho visa diminuir a copa das árvores, para evitar extrações. Em alguns casos, haverá a necessidade de extração, tendo em vista que algumas delas foram encontradas brocadas, ocas e até mesmo com o crescimento comprometido. As árvores extraídas serão compensadas na praça, com local e espécie adequados.

 “A poda das árvores ocasionará também na diminuição de galhos usados como poleiro pelas aves. Essa atividade está contida nas diversas ações desenvolvidas visando a melhoria da qualidade ambiental e a diminuição de aves que atualmente se mantém na praça por diversas questões vinculadas a urbanização e que se acumularam no local”, destaca a chefe de fiscalização Daniela Amaral.

Saúde pública

O trabalho para que os pombos procurem outros abrigos se tornou assunto de saúde pública, acompanhado pela Vigilância Sanitária e a poda foi uma das alternativas desenvolvidas até o momento. A ideia foi apresentada pela Empresa Júnior da Unesp de São José do Rio Preto, para coibir a ação das aves na praça. A iluminação nas árvores também foi reforçada e outras ações com a implantação de sensores, além da captura e soltura das aves em outros pontos estão programadas. Para auxiliar no trabalho das equipes, a orientação é de que os moradores não alimentem as aves, para que elas evitem fazer ninhos nas praças da cidade.