COMUNICADO
Entendemos que todos os candidatos devem ter oportunidades iguais de demonstrar o que podem fazer por Catanduva e, para isso, defendemos que as entrevistas concedidas sejam conduzidas de maneira democrática e com igualdade de condições.
Na última quarta-feira, dia 6 de maio, às 16 horas, houve um sorteio com a presença de todos os assessores dos pré-candidatos a prefeito de Catanduva para a escolha da ordem dos entrevistados em uma série de entrevistas a ser realizada pela rádio Vox, com início nesta segunda-feira, dia 11, e término na sexta-feira, dia 15. Cada dia foi reservado a um pré-candidato.
Pela ordem do sorteio, o pré-candidato Ricardo Rebelato seria entrevistado nesta segunda-feira, dia 11, às 7h30, portando, sua entrevista seria a primeira.
Logo após o sorteio, o representante de Ricardo Rebelato, João Gaião, contestou a regra estabelecida no parágrafo 4, que diz que “todos os pré-candidatos responderão às mesmas perguntas”.
Sua alegação foi que sendo Ricardo Rebelato o primeiro entrevistado, ele estaria em desvantagem em relação aos demais, uma vez que as perguntas seriam inéditas apenas para ele: os outros candidatos tomariam conhecimento das perguntas antes, ao acompanhar a entrevista dos concorrentes.
Ainda no parágrafo 4, segundo o regulamento, “os pré-candidatos terão 30 minutos para responder às perguntas e aquelas que não forem respondidas a tempo, serão descartadas”. Conhecendo as perguntas antecipadamente e sabendo disso, os pré-candidatos poderiam, ainda, supostamente, manipular o tempo das respostas, conforme fosse conveniente a eles.
Para resolver o impasse, o representante de Ricardo Rebelato, João Gaião, propôs verbalmente uma mudança no regulamento. Sugeriu que Rebelato recebesse as perguntas com antecipação ou que estas fossem diferentes a cada dia para todos os candidatos, porque isso garantiria a equidade entre os adversários.
A resposta do diretor da rádio Vox foi que a proposta seria estudada, mas que possivelmente seria acatada, porém, até este domingo, dia 10 de maio, às 16 horas, portanto, faltando menos de 24 horas para a entrevista, nenhuma solução foi apresentada: não recebemos as perguntas, nem a rádio Vox decidiu se mudaria o regulamento para diferenciar os questionamentos direcionados aos candidatos.
Sob o risco de ser prejudicado pelas regras da rádio Vox para as entrevistas e em comum acordo com seu conselheiro de comunicação, Ricardo Rebelato decidiu não participar da entrevista.
Assessoria de Comunicação Ricardo Rebelato