Projeto abre inscrições para intervenções artísticas produzidas por pessoas negras moradoras de Rio Preto

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Com prazo de 3 a 13/9 para recebimento de propostas, iniciativa do artista da dança Mayk Ricardo selecionará três criações para comporem edição ‘Levantes’ do Sarau Versos Que Te Fiz, que acontece em outubro, na Casa Afro

Estão abertas a partir desta quarta-feira, dia 3 de setembro, as inscrições da chamada pública que irá selecionar três intervenções artísticas criadas por pessoas negras moradoras de São José do Rio Preto, a partir dos 18 anos, a fim de compor a programação da edição “Levantes” do Sarau Versos Que Te Fiz, a ser realizado em 17 de outubro, na Casa SP Afro Brasil.

A iniciativa integra a ação Ocupações Afetivas, dentro do projeto “Não Vão Nos Matar Agora Porque Ainda Estamos Aqui”, do artista da dança Mayk Ricardo, contemplado pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), São José do Rio Preto, na modalidade produção de obras artísticas.

Podem ser inscritas intervenções de dança, teatro, música, literatura, performance e outras expressões artísticas que dialoguem com a temática do sarau e do projeto, que são centrados no afeto, na memória e na resistência negra pela alegria. Almeja-se construir um encontro plural, voltado principalmente à comunidade periférica. A atividade é uma parceria com o Sarau Versos Que Te Fiz, idealizado pela poeta Mayara Ísis. 

As criações devem ter duração máxima de 15 minutos, podendo ser inéditas ou não. Casos específicos, como intervenções duracionais, serão avaliados no contexto da programação. As inscrições ficam abertas até 13 de setembro, por meio de formulário online disponível nas redes sociais @sarauversosquetefiz e @tenhacuidado_. Cada proposta selecionada receberá ajuda de custo de R$ 300.

Mayk Ricardo e Carol Cof em performance ‘APESAR DE TUDO’ – Foto: Divulgação
 

A curadoria ficará a cargo de Mayk Ricardo, coordenador e idealizador do projeto, e Mayara Ísis, organizadora do sarau. Serão considerados os seguintes critérios: coerência com os princípios do sarau e do projeto; originalidade da proposta artística; qualidade do material enviado; e diversidade de expressões e linguagens. O resultado será divulgado até o dia 17 de setembro, via e-mail e redes sociais.

Oficinas gratuitas

O projeto “Não Vão Nos Matar Agora Porque Ainda Estamos Aqui” dá continuidade à pesquisa de Mayk Ricardo que investiga o amor como resistência e como estratégia de sobrevivência para corpos negros, iniciada com o solo “TENHA CUIDADO! é o meu coração” (2024), e irá resultar na pré-estreia do espetáculo “ATO II: AQUI, AINDA”, em que contracena com a dançarina e coreógrafa Carol Cof, prevista para 19 de outubro, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. 

Dentro da ação Ocupações Afetivas, atualmente também acontece o ciclo de oficinas gratuitas “Danças para corpos em arritmia”, conduzidas pela dupla, com o intuito de explorar a dança como mecanismo de resistência e afeto. São duas turmas, com três encontros cada.

A primeira, na Casa Afro, teve seu primeiro encontro dia 1º de setembro, sendo os demais nos dias 4 e 8, sempre das 19h às 21h, abertos a todas as pessoas interessadas e sem necessidade de inscrição.

Já a outra turma se dará no Centro de Convivência da Juventude (CCJ), focada no público atendido pelo equipamento, nos dias 3, 9 e 10 de setembro, das 17h às 19h.

“O projeto pretende fomentar um movimento afetivo que diz sobre nossas identidades, territórios e pertencimento; valorizando a ancestralidade, as afetividades e as singularidades por meio de suas ações”, explica Mayk Ricardo.

As primeiras atividades aconteceram em abril e maio, com três apresentações da pesquisa-performance “APESAR DE TUDO”, com concepção e execução de Mayk Ricardo e Carol Cof. Ocuparam o Parque Ecológico Educativo Dr. Joaquim de Paula Ribeiro, no Jardim Antunes; o Complexo Esportivo do Pinheirinho, no Solo Sagrado, com foco nas crianças atendidas pelo Projeto Mundo Novo; e o Ibilce.

Serviço

Chamada Pública – Sarau Versos Que Te Fiz – edição Levantes

Inscrições: 3 a 13 de setembro de 2025

Onde: pelo formulário online disponível nas redes sociais @sarauversosquetefiz e @tenhacuidado_

Ciclo de oficinas – Danças para corpos em arritmia

Datas: 01, 04 e 08 de setembro

Horário: 19h às 21h

Local: Casa SP Afro Brasil – Avenida José Rodrigues Lisboa, 470, Jardim Santa Lúcia, São José do Rio Preto

Gratuito

| Não é necessário inscrição