Projeto de Lei que institui o Dia Municipal do Surdo em Catanduva foi aprovado em 1ª Discussão

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

A propositura é de autoria do vereador Onofre Baraldi

Na noite de terça-feira, 12 de novembro, durante a 117ª Sessão Ordinária, foi aprovado por unanimidade em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 068/2019, que dispõe sobre o Dia Municipal do Surdo.

Segundo Onofre Baraldi, o objetivo da propositura é dar maior visibilidade para toda a comunidade surda, provocar reflexões e usar o dia para desenvolver ações de incentivo à inclusão.

“No Brasil, o Dia Nacional dos Surdos é comemorado anualmente em 26 de setembro. Esta data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). Em Catanduva, a data  proposta por membros da comunidade Surda local, em conjunto com Profissionais Interpretes de Libras foi o dia 24 de setembro. A data é uma oportunidade para relembrar os desafios e as lutas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania das pessoas com deficiência auditiva, trazendo para o debate, meios necessários para a melhora da qualidade de vida das pessoas surdas”.

A propositura agora seguirá para a votação em segunda discussão, que acontecerá nesta terça-feira, 19 de novembro.