Mês de Janeiro, o Mês destinado a cuidados com a saúde mental.
A psicóloga Giuliana Baia Souza, profissional há aproximadamente 3 anos, em entrevista ao Blog da Sonia, esclarece sobre o assunto.
“Quando o assunto é saúde física, todos os cuidados com a prevenção são acatados, criamos metas para cuidar do nosso corpo, nos programamos a fazer exercícios, cuidamos da nossa alimentação, pagamos planos de saúde, vamos ao médico quando estamos doentes e machucados. E muitas vezes o cuidado com a saúde mental é deixado de lado e não colocamos também como prioridade e nem em nossos hábitos rotineiros.
Falar em Saúde mental ainda gera preconceito e falta de compreensão. Muitas pessoas associam Saúde Mental com doenças mentais e isso trás muitos tabus, pois parte dos indivíduos acreditam que transtornos mentais têm como característica permanente à loucura e incapacidade para o resto da vida, e por isso se negam a falar e a procurar ajuda.
Esse olhar para com a saúde mental, está enraizado em nossa história cultural e vem sendo desconstruído a cada dia, precisamos falar sobre saúde mental, é preciso mudar esse cenário cada vez mais para vivermos com qualidade de vida, bem-estar e com saúde… não há saúde sem saúde mental.
A OMS, define saúde mental como: ‘’estado de bem estar em que o individuo reconhece suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir para sua comunidade’’.
Pesquisas mostram que mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo não estão bem consigo mesmo ou com as pessoas ao seu redor, a ONU afirma que 85% da população sofrem a falta de saúde mental, causando ansiedade, depressão, dependências químicas entre outros, no Brasil, mostra que 23 milhões de pessoas passam por tais problemas.
Cuidar da saúde mental para saber se compreender e compreender os demais, encontrar equilíbrio, saber se relacionar, buscar autoconhecimento, qualidade de vida e viver bem com nosso emocional. Esse cuidado não é somente procurar ajuda quando estamos com o problema, à prevenção faz parte do processo para evitarmos possíveis transtornos e assim construir uma sociedade mais saudável.
Quando não conseguimos ter uma percepção clara de quais problemas afetam nossa vida, existem profissionais qualificados para fazer parte dessa busca e ajudar da melhor forma no tratamento e melhora do indivíduo.
Atualmente existe a campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo conscientizar as pessoas a cuidar da Saúde Mental a se prevenir e a combater o adoecimento emocional. É um convite a população a repensar sobre a vida e a maneira na quais encaramos nossos problemas, sofrimentos, relacionamentos, pensamentos e emoções e também a colocar em suas prioridades e metas o cuidado com a saúde Mental.
‘‘ Quem cuida da mente, cuida da vida’’, finaliza a profissional.
Quem se interessar em agendar um horário, através do endereço:
Clinica: Av Porto Ferreira,695- Pq Iracema- Catanduva
Instagram: @giulianapsicologa
Facebook: Psicóloga Giuliana Baia Souza