Liga de Dermatologia da Unifipa/Fameca avaliou riscos de doenças dermatológicas com o envelhecimento.
Na última terça-feira, 21 de outubro, o Recanto Monsenhor Albino recebeu a visita de alunos da Liga de Dermatologia do curso de Medicina da Unifipa/Fameca para avaliações dermatológicas das pessoas idosas institucionalizadas, identificando possíveis alterações cutâneas fisiológicas e patológicas relacionadas ao envelhecimento da pele, além de promover cuidados preventivos e detectar precocemente possíveis doenças dermatológicas.
De acordo com Vitória Pagani, integrante da Liga, a atividade foi oportunidade para aprendizado e cuidado. “Nosso objetivo foi identificar alterações comuns do envelhecimento e possíveis doenças dermatológicas. Quando encontramos alguma suspeita de patologia orientamos a instituição a buscar profissional especializado para o diagnóstico mais preciso e o tratamento adequado”, explicou a estudante.



Durante a visita o grupo repassou recomendações para a rotina de cuidados com a pele, como hidratação diária com cremes neutros (sem álcool ou perfume); evitar banhos muito quentes e prolongados; utilizar sabonetes suaves; optar por roupas leves e de algodão; manter hidratação oral adequada; fazer exposição solar controlada (antes das 10h ou após as 16h) e realizar avaliação dermatológica periódica (pelo menos uma vez por ano ou conforme necessidade).
A aluna de Medicina reforçou a importância da atenção e do diagnóstico precoce das doenças de pele. “Quanto mais cedo forem detectadas alterações cutâneas e procurado o profissional para avaliação maiores serão as chances de cura e de tratamento eficaz”, destacou.
Fotos/Divulgação