A SAEC (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva) fez a soltura de 1 mil alevinos no Lago dos Ipês, na tarde desta quinta-feira, dia 20. A iniciativa ambiental atende a compromisso estabelecido entre a Superintendência e o Ministério Público, por meio de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado em outubro do ano passado.
A ação tem objetivo de repovoar o local com peixes da espécie lambari, devido a ocorrência de danos ambientais decorrentes de vazamento de esgoto no córrego Minguta. O caso teria provocado a mortandade de peixes no trecho entre a avenida São Domingos e a rua Borborema.
Na ocasião, a SAEC foi acionada e executou os reparos necessários para conter o lançamento de efluentes. Além disso, a superintendência tomou as medidas preventivas visando evitar novos danos.
“A SAEC trabalha de forma a contribuir com a preservação ambiental e a manutenção da biodiversidade em Catanduva”, ressalta Carlos Alberto Calixto Lapera, superintendente da SAEC.
De acordo com o TAC, a promotoria ou qualquer outro órgão competente irá fiscalizar a execução do acordo. Durante a soltura dos alevinos, a GCM (Guarda Civil Municipal) esteve presente e acompanhou os procedimentos.
Imagem: Comunicação/SAEC