Um ano atípico, com a escassez de chuvas expressivas há 97 dias e aumento das temperaturas até mesmo no inverno. Diante desse cenário, a Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec) pede o apoio da população para o uso consciente da água, tendo em vista que os poços estão trabalhando com a capacidade máxima, a fim de evitar um colapso no abastecimento e a consequente falta de água.
A cada dia, 32 milhões de litros de água são captados dos aquíferos Bauru e Guarani para chegar até a casa dos 122.497 habitantes.
Por conta da seca, a autarquia realiza manobras para garantir que a água chegue a todos os imóveis.
Atualmente, são 66 poços tubulares que realizam o abastecimento, sendo que alguns deles estão em funcionamento 24 horas por dia. “É uma medida necessária para garantir o abastecimento na nossa cidade”, destaca o engenheiro Leandro Ciscoto.
A Saec conta com as adutoras que realizam o traslado de água entre os centros de reservação, mantendo, assim, os níveis dos reservatórios em todo município.
A economia no consumo de água é fundamental para manter o serviço. “O período de chuvas este ano foi menos intenso e o período de seca mais severo, portanto, a economia de água por parte da população deveria ser maior e a situação dos aquíferos só deverá estar melhor após as chuvas do final do ano, ou seja, em fevereiro”, destaca o geólogo Aparecido Carlos Lopes da Fonseca.