emas trataram da formação de profissionais de saúde humanizados, atualizados e preparados para os desafios da Enfermagem contemporânea.
De 12 a 16 de maio, o curso de Enfermagem da Unifipa promoveu a Semana da Enfermagem 2025. O evento, tradicionalmente realizado em alusão ao Dia Mundial da Enfermagem (12 de maio), fez nesta edição homenagem especial aos 50 anos do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP), reunindo alunos da graduação, profissionais da saúde da região e estudantes de cursos técnicos para uma semana de intensa troca de conhecimentos e práticas. Diversas atividades foram organizadas no Campus Sede da Unifipa, incluindo palestras, mesas-redondas, oficinas práticas e temáticas voltadas para o fortalecimento e atualização da profissão.
“A programação foi cuidadosamente elaborada para atender às especificidades de cada série do curso”, frisou a coordenadora Profa. Dra. Luciana Paes.



Depois das palestras dos dias 12 e 13 com o tema “50 Anos de COREN-SP e a saúde mental dos profissionais de Enfermagem” e “Como utilizar os recursos da Inteligência Artificial na Enfermagem”, abordando as novas tecnologias aplicadas ao cuidado, no dia 14, a temática da Comissão de Ética de Enfermagem foi conduzida por Lívia Fuentes, seguida de atividades específicas para cada ano da graduação.
Para o 2º ano, os estudantes participaram de mesa-redonda sobre o cuidado em saúde para populações vulneráveis. Profissionais com experiência em saúde rural, atendimento a pessoas em situação de rua e saúde da população LGBTQIAPN+ compartilharam suas vivências e desafios. No 3º ano, a palestra “Enfermagem e ISTs: Conhecimento, Prevenção e Cuidados Essenciais”, ministrada pela professora Vanessa Schiesari, abordou estratégias de prevenção e atendimento qualificado. No 4º ano, discentes da última série participaram da mesa-redonda “Os Desafios Atuais da Gestão em Enfermagem”, com representantes das áreas de atenção básica e hospitalar, que discutiram as realidades da gestão dos serviços de saúde.
No dia 15, a programação seguiu com manhã de atualização sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), ministrada pela responsável técnica do Centro de Aconselhamento e Testagem em DST/AIDS de Catanduva, Adriana Bertoni Barcelos Kamla. À tarde, oficinas práticas de contenção de hemorragias com torniquete, desobstrução de vias aéreas e simulação realística de atendimento a vítimas de trauma proporcionaram experiências práticas aos estudantes. À noite, a palestra “A importância da organização dos estudos e da gestão do tempo no ensino superior”, ministrada por integrantes do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da Unifipa, encerrou o dia com foco no desenvolvimento pessoal e acadêmico.
Finalizando a Semana, a coordenadora do curso, destacou a relevância do evento. “Mais do que celebrar a profissão, essa semana foi momento de integração entre teoria e prática, de reflexão sobre os desafios atuais da Enfermagem e de atualização profissional. Os participantes saíram mais conscientes, preparados e fortalecidos em sua jornada acadêmica e profissional, disse Profa. Dra. Luciana Paes.
Fotos/Divulgação