Empresas da região priorizam saúde emocional para fortalecer equipes
O mês de setembro é marcado pela campanha nacional de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, que reforça a importância do cuidado com a saúde mental. Em Catanduva, empresas têm aderido a esse movimento e ampliado os investimentos em programas e palestras voltados ao equilíbrio emocional dos colaboradores, como forma de reduzir afastamentos, aumentar a produtividade e criar ambientes de trabalho mais saudáveis.
Recentemente, empresas da região têm ampliado as ações voltadas ao cuidado com a saúde emocional dos colaboradores. “Iniciativas como rodas de conversa, programas de apoio psicológico e atividades de autoconhecimento tem sido incorporadas ao calendário corporativo, reforçando a importância de ambientes de trabalho mais equilibrados e acolhedores”, explica Daniel Mossambani, consultor empresarial especialista em gestão de pessoas.

Para Débora Raquel Pereira, responsável pelo RH da Apae Catanduva, a implantação do Programa Saúde Emocional impacta diretamente não apenas na produtividade, mas na redução das faltas e rotatividade, além de prevenir ansiedade, depressão e estresse, ajudando no equilíbrio entre o colaborador e a empresa. “Com o apoio no cuidado à saúde mental, percebo colaboradores mais engajados, motivados e preparados para lidar com os desafios do dia a dia. Isso impacta diretamente no clima organizacional e na continuidade dos nossos projetos”.
Segundo dados do Ministério da Previdência, transtornos mentais já estão entre as principais causas de afastamento no país. “As organizações já compreenderam que cuidar da saúde emocional deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade estratégica. Colaboradores mais equilibrados produzem mais, se relacionam melhor e contribuem para a sustentabilidade do negócio”, afirma Mossambani.