Metade das demandas recebidas pela empresa já são atendidas pelo canal digital, que apresentou crescimento de 454% no último ano
A pandemia afetou não apenas a economia, mas também diversos aspectos comportamentais dos brasileiros. Para atender o consumidor nesse cenário, a Porto Seguro investiu na ampliação de seus canais de atendimentos digitais. Por meio do aplicativo WhatsApp, a empresa registrou um crescimento de 454% na demanda via mensagens entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021, saindo de 220 mil para mais de 1 milhão acessos mensais.
Felipe Milagres, Diretor de Atendimento da Porto Seguro, explica que o crescimento é o resultado das ações realizadas ao longo de 2020. “Inserimos o WhatsApp no dia-a-dia do cliente, além de promovermos campanhas, enviamos mensagens ativas dentro dos nossos processos, divulgação nas redes sociais e as ações para mostrar ao cliente a possibilidade de ser atendido de forma rápida, prática e segura pelo WhatsApp”.
Segundo pesquisa recente da TIC Domicílios 2020, promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), o acesso à internet no Brasil cresceu 12% no ano passado e 83% da população acima de 10 anos do país passou a estar conectada. Os dados demonstram que, durante a crise sanitária, a internet se tornou uma solução para que as pessoas continuassem comprando, contratando serviços e resolvendo questões essenciais com segurança, o que gerou, também, impacto direto para as empresas, que migraram ou evoluíram seus processos no meio digital.
A Opinion Box, empresa de pesquisas mercadológicas, por exemplo, apresentou em maio um estudo que mostra como os aplicativos de mensagens vêm se tornando cada vez mais importantes para o relacionamento entre empresas e clientes, com cerca de 76% dos usuários utilizando o WhatsApp para esse contato. Um dos principais motivos para isso é a praticidade e agilidade obtidas por esse canal. Na Porto Seguro, os clientes conseguem realizar mais de 15 serviços com o assistente virtual da empresa. “Somos um dos poucos do mercado operando no modelo “Figital”, ou seja, também com a transição para o atendimento humano, preservando a resolubilidade e satisfação do cliente.”, complementa Felipe Milagres.
Após o aumento do uso das ferramentas online, a expectativa da empresa para os próximos meses é ampliar ainda mais os serviços fornecidos pelos canais digitais e aprimorar ainda mais a qualidade do atendimento. “Aproximadamente 90% dos nossos produtos já estão no WhatsApp e em média 60% dessas solicitações são resolvidas de forma digital. Nossa meta é seguir evoluindo nesse canal de atendimento e facilitar ainda mais a vida dos clientes”, acrescenta Felipe.
Atendimento Porto Seguro
Clientes dos seguros de vida, auto, residência, viagem, aluguel, empresas e condomínio, equipamentos portáteis, saúde, odontológico, previdência privada, cartão de crédito, consórcio, financiamento e carro fácil (carro por assinatura), podem solicitar o atendimento diretamente pelo WhatsApp. Basta adicionar o número (11) 3003 9303 à lista de contatos e seguir as orientações da Assistente Virtual da Porto Seguro.
Para outros serviços, o cliente pode acessar o Portal do Cliente https://www.portoseguro.com.br/ ou entrar em contato por telefone com a Central de Relacionamento no número 4004-5215. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Também é possível contatar o SAC da empresa no 0800 727 2745. O canal possui atendimento 24h.
Mais informações podem ser obtidas no site https://www.portoseguro.com.br/atendimento.
Sobre a Porto Seguro
A Porto Seguro é uma empresa brasileira com mais de 70 anos de mercado e está entre as maiores seguradoras do País, ocupando a primeira posição nos ramos de Seguro Auto e Residência. Atualmente, são quase 9 milhões de clientes únicos, 13 mil funcionários, 13 mil prestadores e 37 mil corretores parceiros. A companhia tem ainda 101 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. O Grupo Porto Seguro é formado por 27 empresas – entre elas Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Saúde e Porto Seguro Uruguai – que atuam nos mais diversos ramos como seguros, produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência, proteção e monitoramento, plano de saúde para Pets, entre outros. Em 2019, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1,387 bilhão.