O grupo Curta! celebra o Dia Nacional do Documentário Brasileiro, em 7 de agosto, disponibilizando três obras sobre o gênero cinematográfico no streaming Curta!On, no NOW da NET/Claro ou em curtaon.com.br. A tríade é formada pela série “Nós, Documentaristas”, de Susanna Lira, e pelos longas “Banquete Coutinho”, de Josafá Veloso, e “O Método”, de Liliana Sulzbach e Carlos Roberto Franke. A data presta homenagem ao aniversário do documentarista baiano Olney São Paulo (1936-1978), diretor de filmes como “O Forte”, “Ciganos no Nordeste” e “Grito da Terra”, e tem por objetivo dar mais visibilidade ao gênero no país.
“Banquete Coutinho” lança um olhar sobre a obra de Eduardo Coutinho (1933-2014) a partir de um encontro filmado com ele em 2012, dois anos antes de sua morte. Coutinho é um dos mestres da cinematografia brasileira, realizador de documentários como “Cabra Marcado para Morrer” (1964-1984), “Edifício Master” (2002), “Jogo de Cena” (2007) e “As Canções” (2011).
Na série de 13 episódios “Nós, Documentaristas”, os principais cineastas do país que se propõem a filmar a “realidade” contam suas experiências. Entre os entrevistados estão nomes consagrados como João Moreira Salles, Vladimir Carvalho e Lúcia Murat; e documentaristas de uma nova geração, como Petra Costa, Emílio Domingos e Cristiano Burlan.
Para completar a lista, o longa “O Método” também investiga as técnicas e as ferramentas utilizadas por experientes documentaristas para retratar o real. Entre os entrevistados estão: Silvio Tendler, Bertram Verhaag, Eduardo Vilela Thielen, Inge Altemeier, Joachim Tschirner, Kerstin Stutterheim, Luiz Eduardo Jorge, Valentin Thurn e Washington Novaes.
Confira as sinopses:
Banquete Coutinho (Documentário)
“Banquete Coutinho” propõe olhar para os filmes de Eduardo Coutinho como uma grande obra indivisível. Teria um dos mestres do cinema brasileiro feito sempre o mesmo filme? A partir de um encontro filmado com o diretor em 2012 e vasto material de arquivo, o filme mantém acesas as inquietações do cineasta, falecido dois anos após a entrevista. Direção: Josafá Veloso. Duração: 74 min. Classificação: 12 anos
PROMO: https://youtu.be/ytGjKjuASv4
FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1-Se3kZLveyQkjWtNu1fXTlCJnetFPky7?usp=sharing
Nós, Documentaristas (Série)
A série “Nós, documentaristas” mergulha no universo do documentário brasileiro a partir de depoimentos dos principais cineastas do país que se propõem a filmar a “realidade”. A proposta é que, a partir do olhar de cada um deles, o público seja capaz de refletir sobre a realidade contemporânea brasileira. Os programas investigam o processo de criação e realização dos filmes documentais, além da vida e obra de diversos profissionais, desde experientes diretores — como João Moreira Salles, Vladimir Carvalho e Lúcia Murat — até documentaristas de uma nova geração, como Petra Costa, Emílio Domingos e Cristiano Burlan. A série de 13 episódios é dirigida por Susanna Lira, documentarista que também ganha espaço em um episódio só seu. Direção: Susanna Lira. Duração: 13 episódios de 26 min. Classificação: Livre.
PROMO: https://youtu.be/OJXQuHL2itQ
FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1dNpHtdah84P79kiuJalUzWiauYwc-m72?usp=sharing
O Método (Documentário)
“O Método” desvenda, interpreta e revela as ferramentas e conhecimentos utilizados por experientes documentaristas na arte e no ofício de representar a realidade. Direção: Liliana Sulzbach, Carlos Roberto Franke. Duração: 80 min. Classificação: 10 anos.
PROMO https://youtu.be/Hf-uEjrYl0k
FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1XaCBu9B_JY1y_ifPpquwQNlU3HxOi9U0?usp=sharing
Sobre o Grupo Curta! O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição: O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; O Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora Claro, sem custo adicional. As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde. Para mais informações entre em contato: |