Catanduva despontou nos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2019. Representante da cidade, o judoca Rafhael Szerman Rodrigues da Silva sagrou-se campeão brasileiro da modalidade, na competição. As provas foram disputadas na cidade de Guarapari, no Espírito Santo, com 11 modalidades desportivas.
Aos 17 anos, Rafhael se superou ao lutar na categoria acima do seu peso. De 81 quilos, foi para 91 quilos, na faixa marrom. E mesmo assim conquistou três medalhas de ouro em provas disputadas no individual, por equipe e no absoluto.
O potencial do atleta foi decisivo na seletiva para a competição. Sozinho, ele foi responsável por 60 dos 148 pontos da delegação estadual. Foi considerado o atleta com 100% de ganho pelos Institutos. No ano passado, ele ficou em 2º lugar.
A edição deste evento faz homenagem ao aniversário de 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, e reúne mais de mil estudantes. Rafhael participou da cerimônia de abertura do evento, na linha de frente da delegação estadual. Os jogos concentram outras modalidades e seguem até domingo, dia 13.
Rafhael Szerman é presença marcante na posição de monitor em escolinhas de esporte da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo (Smelt) e aluno do curso de Química integrado ao Ensino Médio, no campus do Instituto Federal de Catanduva.
Imagem: Divulgação/Smelt