“Colegas no Teatro”, adaptação do cinema que foi aclamada e vencedora de prêmios em festivais em Gramado e Toronto, no Canadá, chega ao Teatro Municipal Aniz Pachá. Serão duas apresentações, a primeira nesta quarta-feira, dia 30, a partir das 20 horas, e outra na quinta, dia 31, a partir das 14 horas.
O espetáculo é gratuito e discute a vida de pessoas com Síndrome de Down, além da inclusão, sem ser melodramático, didático ou piegas.
A peça de Leonardo Cortez, adaptada da obra original de Marcelo Galvão, conta com a produção local de Rafael Back, patrocínio da Energisa e apoio da Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
A versão para o teatro mostra ideias de normalidade e diferença. A história revela a saga de três amigos apaixonados por cinema – Márcio (João Simões Junior), Stallone (Ian Pereira) e Aninha (Giulia Merigo). O trio trabalha na videoteca do instituto onde moram. Até que um dia, decidem fugir da instituição para realizarem os próprios sonhos – conhecer o mundo e sair do tédio daquele cotidiano em que vivem. Stallone quer ver o mar; Aninha, casar; e Márcio, voar.
Para realizarem os próprios sonhos eles partem em uma divertida jornada. Como se tudo fosse uma brincadeira, os amigos causam várias confusões, reproduzindo as cenas famosas de seus filmes prediletos, e são até perseguidos pela polícia.
O elenco é completado por Daniel Dottori e Adriana Mendonça, que se revezam em diferentes papeis, além de Ricardo Côrte Real, que interpreta o jardineiro do Instituto, Arlindo.
A comédia explora de forma poética como a felicidade pode ser encontrada nas coisas simples da vida. Os três protagonistas, originalmente interpretados por Ariel Goldenberg (ganhador do prêmio de melhor ator no Festival de Toronto), Rita Pook e Breno Viola, são vividos respectivamente por Ian Pereira, Giulia Merigo e João Simões Junior na versão teatral. A classificação indicativa é a partir de 12 anos.
Imagem: Divulgação