Esap avança com a construção de Estação de Tratamento de Esgoto em Jurupeba

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Com essa obra, o município de Palestina chega próximo da universalização


Os moradores de Jurupeba já acompanham de perto o avanço da construção da ETE do distrito – que será responsável pelo tratamento de 100% do esgoto gerado pelos 400 moradores do local. 

Com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhões, a primeira etapa deste projeto, iniciada em abril deste ano, contou com a construção de 2,8 mil metros de rede coletora de esgoto com as 105 ligações nos imóveis localizados no distrito, terraplanagem, limpeza e escavação da área. 

E, esta semana, com a liberação da licença de operação, serão finalizadas as montagens das ferragens para concluir as bases onde serão colodos os tanques compactos da Estação. Este documento foi emitido pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). A previsão de término é no primeiro trimestre de 2020. 

 “Ter esgoto tratado é dar a chance de um futuro melhor para os moradores de Jurupeba com mais saúde e qualidade de vida”, destaca o diretor operacional da Esap, Antonio Hercules Neto. 

Sobre a obra

A Estação de Tratamento de Jurupeba segue o mesmo padrão da ETE Duplo Céu, inaugurada em 2016. O procedimento adotado será o do tipo Lodos ativados com aeração prolongada, que consiste no tratamento preliminar; remoção de nutrientes; no tratamento biológico (aeração prolongada); no polimento do esgoto (filtração); desinfecção; e no tratamento de lodo. Essa  tecnologia apresenta mais eficácia ao evitar o mau cheiro no processo de tratamento. A construção da estação e a finalização do sistema de saneamento sanitário de Boturuna colocarão Palestina no topo do ranking das cidades com 100% de esgoto coletado e tratado.