“No início, é normal o fotógrafo querer fazer um pouco de tudo até para descobrir todas as possibilidade que se tem de atuação – conta Mari – mas conforme o profissional vai ganhando experiência prática e entendendo as áreas que mais tem afinidade, o ideal é que ele construa uma marca mais segmentada, que fortalece sua identidade e faz com que o público-alvo reconheça sua autoridade naquele tema.”
Assim como na maioria das profissões, o fotógrafo que deseja crescer na carreira, precisa fazer cursos para se desenvolver e aprofundar seus conhecimentos técnicos, tornando-se um expert no nicho que escolhe atuar.
2. Pratique e faça portfólio
Quem está começando geralmente sente dificuldades em conseguir os primeiros clientes pagantes.
Nesse caso, o hábito de fazer portfólios e parcerias pode ser um divisor de águas na vida do profissional e impulsioná-lo a conquistar as primeiras vendas.
“Quando se está começando, você precisa fazer seu trabalho ser lembrado constantemente, e para isso, no início da carreira, nada melhor do que buscar amigos e conhecidos para fazer portfólios e parcerias. Esteja em movimento! Fotografe todo dia, se puder. Divulgue, mostre seu trabalho, use as redes sociais como canal de marketing e poste com constância. Esse hábito vai fazer com que você comece a ser lembrado e vai possibilitar que, aos poucos, você feche seus primeiros ensaios.”
3. Organize o financeiro desde o início
O erro que muitos profissionais cometem é misturar despesas pessoais e profissionais, sem ter contas bancárias distintas e uma organização financeira adequada.
A cofundadora da empresa de fotografia que faturou R$2 milhões de reais no último ano, Mari Merlim ressalta o quanto a gestão do negócio é essencial para o fotógrafo que quer prosperar:
“Talvez mais importante do que fotografar bem seja gerir bem um negócio de Fotografia. Costumo brincar com meus alunos que fotografia bonita não paga conta. Isso significa que a organização financeira é o aspecto mais importante de um negócio que quer se manter no longo prazo. Equipamentos fotográficos são caros, os custos de manutenção e seguro são altos. Se você não se preparar, na hora que esse boleto chegar, seu negócio pode simplesmente quebrar.”
A Fotografia tem um amplo mercado de atuação e oferece um universo de possibilidades para quem está iniciando na profissão. Com dedicação e aprimoramento, o fotógrafo pode encontrar, sim, uma carreira sólida e muito bem sucedida.