ARTISTAS E BOLETOS apresenta a realidade do artista visual de Rio Preto

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Série de podcast da Casa de Criar viabilizado por meio da Lei Nelson Seixas traz entrevistas com 10 artistas visuais de Rio Preto sobre como vivem da arte na cidade

Estreia em 27 de outubro (sexta-feira) o primeiro episódio da série de podcast “ARTISTAS E BOLETOS”, projeto da Casa de Criar viabilizado por meio da Lei Nelson Seixas de incentivo à cultura, de São José do Rio Preto (SP).

Com 10 capítulos, um por semana, ARTISTAS E BOLETOS traz o artista, pesquisador e designer gráfico juny kp! em entrevistas com 10 artistas visuais de Rio Preto sobre como vivem da arte na cidade. Cada episódio traz um convidado.

A série será disponibilizada gratuitamente nos principais streamings de áudio (Deezer, Spotify, Apple Podcasts, Castbox e Google Podcast) e também em formato vídeo no YouTube.

No primeiro episódio, juny kp! entrevista a artista plástica Norma Vilar. Boa parte da obra de Norma pode ser apreciada no Instagram (@normavilar) e em seu canal no YouTube.

ARTISTAS E BOLETOS traz também entrevistas com Edson Ramos (grafiteiro e ilustrador), Jef Telles (Agrupamento Núcleo 2), Coletivo ROBO.ART (Agrupamento Artístico ROBO.ART), Jorge Etecheber (fotógrafo), Fernando Macaco (audiovisualista), Rogério Magalhães (artista visual), Guto Silva (tatuador e artista visual), Danila Pinheiro (artista empreendedora) e Mona Luizon (fotógrafa e diretora cinematográfica).

“Uso a mesma base de questionamentos com artistas de diferentes perfis de raça, gênero, condição socioeconômica e linguagem. A riqueza do material está na diversidade de ideias e realidades”, diz juny kp!.

ARTISTAS E BOLETOS é um dos dois projetos da Casa de Criar contemplados neste ano pela Lei Nelson Seixas. O outro é o BORA FALAR DE LIVROS?, série de encontros literários para crianças e jovens, na Biblioteca Municipal de Rio Preto.

ARTISTAS E BOLETOS

Mestrando em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo IAU/USP, onde estuda os modos de (sobre)viver do trabalhador/artista, juny kp! elege como questão macro de ARTISTAS E BOLETOS a necessidade de olhar para o circuito de artes visuais de Rio Preto e mapear seus atores.

“Arte, artista, museus, galerias, colecionadores. Muito se fala e imagina quando o assunto é arte, alimentando o imaginário de como funciona o sistema da arte, com muito dinheiro, muita fama. Tudo uma ilusão. ARTISTAS E BOLETOS propõe apresentar a vida real do artista visual de Rio Preto”, diz juny kp!.

“O objetivo é produzir massa crítica para iniciar o debate sobre Economia Política da Arte, sobre arte, artista e economia, assunto importante, porém, invisível e silenciado”, afirma o idealizador e realizador de ARTISTAS E BOLETOS.

CASA DE CRIAR

A Casa de Criar é o único espaço privado de arte e formação cultural independente de São José do Rio Preto. Desde 2011 atua na área de produção cultural, curadoria e mediação. Contabiliza 28 projetos aprovados e realizados em editais públicos do Brasil.

A Casa de Criar é dirigida por juny kp! e pela poeta especialista em literatura Carolina Manzato. Eles são os idealizadores e realizadores do FAL (Festival Ações Literárias), RipRopRioPreto e Fissura Criativa, entre outros eventos culturais.

Além disso, a Casa de Criar já realizou mais de 30 exposições de arte e literatura e também promove atividades formativas, como cursos livres, bate-papos, ciclos de cinema, debates e rodas literárias.