De 17 de julho a 17 de agosto, companhia teatral sediada em Ibirá apresenta espetáculos musicais sertanejos ‘Sou Caipira, Ibirá, Póra’, ‘MAZZAROPI, um certo sonhador’ e ‘O menino coruja’, faz bate-papos e oficinas gratuitas, começando por Águas de Lindóia, Itapira, Piracicaba e Águas de São Pedro
Em comemoração aos seus 15 anos de trajetória dedicada à pesquisa continuada com foco no teatro popular musical e nas raízes do interior paulista, a Cia Arte das Águas, sediada em Ibirá (SP), circula com três espetáculos musicais sertanejos de seu repertório por 15 cidades do estado entre os dias 17 de julho e 17 de agosto.
IntituladoComitiva Esperança – Uma Circulação Caipira pelo Ser‘tão’ Nosso, o projeto leva “Sou Caipira, Ibirá, Póra – Teatro musical sertanejo em uma andança, utopias e uma chegança”, “MAZZAROPI, um certo sonhador” e “O menino coruja” a territórios que dialogam com as temáticas dos trabalhos, além de bate-papos e oficinas. A circulação passa por Águas de Lindóia, Itapira, Piracicaba, Águas de São Pedro, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Presidente Prudente, Tupã, Itajobi, Bauru, Paraguaçu Paulista, Sorocaba, Santa Bárbara D’Oeste, Sertãozinho e Catanduva. Cada espetáculo é apresentado em cinco cidades. Todas as sessões são gratuitas e têm interpretação em libras.
Espetáculos
Com direção geral e musical de Luiz Carlos Laranjeiras (ex-integrante do Teatro Ventoforte e parceiro de coletivos como Andaime, Coletivo dos Anjos e Cia. Burucutu), “Sou Caipira, Ibirá, Póra” é um musical de rua brasileiro que retrata o artista e a sua criação, assim como o universo caipira da cultura raiz do interior paulista, com músicas sertanejas antigas, atuais e autorais, contos, causos, depoimentos reais e fictícios, contextualizando com temas atuais como homofobia, machismo estrutural e a desvalorização da arte. O pano de fundo é a descoberta das águas de Ibirá, cidade que comporta uma tradicional estância hidromineral, com seus poderes de cura.
Dirigido por Fabiano Amigucci (ator, produtor e diretor na companhia Cênica), parceiro de longa data da Cia, “MAZZAROPI, um certo sonhador” canta e conta a vida e obra de Amácio Mazzaropi, imortalizado no cinema nacional por personificar a imagem do caipira. A história acompanha uma trupe ambulante que chega para contar a trajetória do artista, de menino tímido do interior a empresário bem-sucedido do ramo cinematográfico.
Já “O menino coruja” é um infanto-juvenil com direção geral de Ivan Parente (ator, cantor e dublador, integrante do grupo Teatro Mágico e intérprete de Lindomar Gomes na novela do SBT “As Aventuras de Poliana”) inspirado em relatos de aprendizes do projeto social mantido pela Arte das Águas há cerca de 10 anos.Em cena, os dramas de um menino em busca de reconstituir a família após a morte da mãe e a solidão do pai. Nessa jornada, o personagem conecta-se com o canto dos pássaros.
“Este projeto foi pensado a partir da importância de fomentar a cultura e o artista local. Os espetáculos escolhidos compõem a grade de trabalhos que estão atualmente em circulação e todos têm, em sua linha de construção, uma ligação muito forte com momentos dos atores envolvidos, suas histórias, dramas, sonhos, frustrações e vivências que, ao longo destes 15 anos mantiveram a companhia em pé”, afirma Antonio Bucca, fundador e diretor da Cia Arte das Águas. “Cada trabalho marca inúmeros momentos da companhia e os mesmos carregam em suas histórias as próprias histórias dos integrantes”, acrescenta.
Roteiro
A jornada começa por Águas de Lindóia, dia 17 de julho, 19h30, na Praça Adhemar de Barros, com “Sou Caipira, Ibirá, Póra”. Itapira recebe dia 18, 19h30, na Praça da Matriz, “MAZZAROPI, um certo sonhador”, que também é apresentado em Piracicaba, dia 19, mesmo horário, no Largo dos Pescadores. A companhia chega a Águas de São Pedro dia 20, 15h, na Praça Dr. Octávio de Moura Andrade, onde faz sessão de “Sou Caipira, Ibirá, Póra”.
No segundo final de semana, o roteiro tem início em Pereira Barreto, dia 24 de julho, 19h30, no Pavilhão da Feira Livre, com “Sou Caipira, Ibirá, Póra”. A trupe faz sessão em Ilha Solteira dia 25, 19h30, na Praça dos Paiaguás, do mesmo espetáculo. Presidente Prudente é a cidade seguinte, dia 26, 14h, no CRAS Morada do Sol, desta vez com “O menino coruja”. Fechando julho, em Tupã, dia 27, 18h, na Praça da Bandeira, tem “Sou Caipira, Ibirá, Póra”.
Em agosto, Itajobi abre a circulação, dia 1º, 19h, na Praça Nove de Julho, que recebe “MAZZAROPI, um certo sonhador”. O público de Bauru, no dia 2, 14h, no Clube da Vovó, também pode acompanhar a peça, que volta a ser apresentada em Paraguaçu Paulista, dia 3, 19h, na Concha Acústica.
Na última semana da circulação, todas as cidades serão palco de “O Menino Coruja”, a começar por Sorocaba, dia 14 de agosto, 14h30, na Avenida Elias Maluf, 1.080, Parque dos Eucaliptos. Depois tem Santa Bárbara D’Oeste, dia 15, 14h, no CEU das Artes “Ariovaldo Inácio – Vardão”. O grupo chega a Sertãozinho dia 16, 14h, no CEU das Artes. Finalizando, a trupe faz sessão em Catanduva, dia 17, 14h30, no “Espaço Bosque”, no Zoológico Municipal Missina Palmeira Zancaner.
Bate-papos e oficinas
Após cada sessão, acontecem bate-papos entre artistas e público, abordando os processos de montagem e temáticas dos respectivos espetáculos, com os seguintes temas: “Andanças e Utopias”, “Mazzaropi tá devórta” e “O Canto da Coruja”, esse com participação de uma psicóloga convidada.
Cada cidade também recebe uma oficina gratuita coordenada pela Cia Arte das Águas em torno de sua pesquisa e das práticas utilizadas. São elas: “Teatro, música e cultura popular”, “Dramaturgia musical” e “O jogo estabelecido para a interpretação”.
No período das apresentações, a companhia disponibiliza a gravação dos três espetáculos com audiodescrição, libras e legenda descritiva em seu canal no YouTube (@ciaartedasaguas).
O projeto Comitiva Esperança – Uma Circulação Caipira pelo Ser‘tão’ Nosso é viabilizado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Lei Paulo Gustavo.
Projeto Comitiva Esperança – Uma Circulação Caipira pelo Ser‘tão’ Nosso
Com Cia Arte das Águas
DATAS E LOCAIS:
17/07 – SOU CAIPIRA, IBIRÁ, PÓRA – ÁGUAS DE LINDÓIA/SP – 19h30
Local da Apresentação: Praça Adhemar de Barros
Local da Oficina: Praça Adhemar de Barros – 14h
Apoio: Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia
Parceria: Secretaria de Turismo e Cultura
18/07 – MAZZAROPI, UM CERTO SONHADOR – ITAPIRA/SP- 19h30
Local da Apresentação: Praça da Matriz – Rua Bernardino de Campos
Local da Oficina: Espaço Garagem – Rua 7 de Setembro, 162 – Centro – 14h
Apoio: Prefeitura Municipal de Itapira
Parceria: Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas
19/07 – MAZZAROPI, UM CERTO SONHADOR – PIRACICABA/SP – 19h30
Local da Apresentação: Largo dos Pescadores – R. Moraes Barros – Alto
Local da Oficina: Garapa/Território Andaime – Rua Dom Pedro II, 1.313 – 10h
Apoio: Prefeitura Municipal de Piracicaba
Parcerias: Secretaria Municipal de Cultura e Grupo Andaime
20/07 – SOU CAIPIRA, IBIRÁ, PÓRA – ÁGUAS DE SÃO PEDRO/SP – 15h
Local da Apresentação: Praça Dr. Octávio de Moura Andrade – s/n
Local da Oficina: Praça Dr. Octávio de Moura Andrade – s/n – 10h
Apoio: Prefeitura Municipal de Águas de São Pedro
Parceria: Secretaria Municipal de Turismo e Cultura
24/07 – SOU CAIPIRA, IBIRÁ, PÓRA – PEREIRA BARRETO/SP – 19h30
Local da Apresentação: Pavilhão da Feira Livre – Av. Brasil, s/n – esquina com Av. Cel. Jonas Alves de Melo.
Local da Oficina: Casa da Cultura Aristeu Custódio Moreira – R. Dermival Franceschi, 2301 – 14h
Apoio: Prefeitura Municipal de Pereira Barreto
Parceria: Cia. Cid Chagas
25/07 – SOU CAIPIRA, IBIRÁ, PÓRA – ILHA SOLTEIRA/SP – 19h30
Local da Apresentação: Praça dos Paiaguás (em frente à Casa da Cultura)
Local da Oficina: Fundação Cultural (antigo cinema) – Praça dos Paiaguás, 135 – 13h
Apoio: Prefeitura Municipal de Ilha Solteira
Parceiros: Melissa & Paulo Teatro
26/07 – O MENINO CORUJA – PRESIDENTE PRUDENTE/SP – 14h
Local da Apresentação: CRAS Morada do Sol – R. Amélia Álvares Gomes, 10 – Jardim Morada do Sol
Local da Oficina: CRAS Morada do Sol – R. Amélia Álvares Gomes, 10 – Jardim Morada do Sol – 10h
Apoio: Prefeitura Municipal de Presidente Prudente
Parceiros: CRAS Morada do Sol e Grupo Galpão da Lua
27/07 – SOU CAIPIRA, IBIRÁ, PÓRA – TUPÃ/SP – 18h
Local da Apresentação: Praça da Bandeira
Local da Oficina: Teatro Municipal “José Antônio Parra Gomes” – Av. Tamoios, 1650 – Centro – 13h
Apoio: Prefeitura Municipal de Tupã
01/08 – MAZZAROPI, UM CERTO SONHADOR – ITAJOBI/SP – 19h
Local da apresentação: Praça Nove de Julho – Centro (palco Tributo aos Violeiros)
Local da oficina: Centro Educacional do Conjunto Esportivo Valdemar de Falco – Rua Ceará, s/n – 10h
Apoio: Prefeitura Municipal de Itajobi
Parceria: Grupo da Melhor Idade de Itajobi
02/08 – MAZZAROPI, UM CERTO SONHADOR – BAURU/SP – 14h
Local da apresentação: Clube da Vovó – Rua Rui Barbosa, 17-51 – Bela Vista
Local da oficina: CITE Bela Vista (antigo CSU) – Rua Santos Dumont, 7080 – Jardim Bela Vista – 9h
Apoio: Prefeitura Municipal de Bauru
Parceiros: Secretaria Municipal de Cultura e Fundato- Fundação Toledo
03/08 – MAZZAROPI, UM CERTO SONHADOR – PARAGUAÇU PAULISTA/SP – 19h
Local da apresentação: Concha Acústica – Av: Brasil, s/n (praça da Fonte Luminosa) – Centro.
Local da oficina: Associação Cultural Maestro Cícero Siqueira – Rua Armando Sales de Oliveira, 345 – Centro – 10h
Apoio: Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista
Parceria: Cia Bambolina
14/08 – O MENINO CORUJA – SOROCABA/SP – 14h30
Local da Apresentação: Território Jovem Ipiranga – Av. Elias Maluf, 1080 – Parque dos Eucaliptos.
Local da Oficina: Território Jovem Ipiranga – Av. Elias Maluf, 1080 – Parque dos Eucaliptos – 9h30
Apoio: Prefeitura Municipal de Sorocaba
Parceiros: Secretaria da Assistência Social e Samuel Fernandes (produtor independente)
15/08 – O MENINO CORUJA – SANTA BARBARA D’OESTE/SP – 14h
Local da Apresentação: Céu das Artes “Ariovaldo Inácio – Vardão”
R. Argeu Egídio dos Santos, 100 – Planalto do Sol
Local da Oficina: Céu das Artes “Ariovaldo Inácio – Vardão” – 9h30
Apoio: Prefeitura Municipal de Santa Barbara D’Oeste
Parceiros: Secretaria Municipal de Cultura e Cia Gramelô de Teatro
16/08 – O MENINO CORUJA – SERTÃOZINHO/SP – 14h
Local da Apresentação: CEU das Artes – Rua Pedro Montenegro, 340
Local da Oficina: CEU das Artes – Rua Pedro Montenegro, 340 – 9h30
Apoio: Prefeitura Municipal de Sertãozinho
Parceiros: Secretaria Municipal de Cultura e Rabugentos Cia. Teatral
17/08 – O MENINO CORUJA – CATANDUVA/SP – 14h30
Local da Apresentação: Espaço Bosque – Zoológico Municipal Missina Palmeira Zancaner – R. Três de Maio, 17 – Jardim do Bosque.
Local da Oficina: Teatro Aniz Pachá – Rua. Quatorze de Abril, 50 – Jardim do Bosque
Apoio: Prefeitura Municipal de Catanduva
Parceiros: Secretaria Municipal de Cultura e Dell’arte Coletivo Artístico
Informações à imprensa: Graziela Delalibera | 17 99114-1343
SINOPSES:
Espetáculo “Sou Caipira, Ibirá, Póra”: Musical brasileiro que retrata o artista e a criação, assim como o universo da cultura caipira raiz do interior paulista, perpassando temas como homofobia, machismo estrutural e desvalorização da arte. O espetáculo busca desmistificar a visão estereotipada do interiorano, ressaltando a sua importância para a construção da sociedade atual e reverenciando o artista paulista, também caipira, com seus sonhos e lutas para manter-se a si e à sua arte em seu território, na contramão do fluxo habitual para as grandes cidades. Propõe, portanto, o reconhecimento e a valorização das nossas raízes e de nos sentirmos pertencentes a um lugar, a um povo e suas histórias. ‘Sou Caipira, Ibirá, Póra’ é uma celebração. 75 minutos. Livre.
Ficha técnica: Elenco: Antonio Bucca, Duda Silva, Laísa Anselmi, Rian Gimenes e Victor Castioni | Direção Geral e Musical: Luiz Carlos Laranjeiras | Dramaturgia: Antonio Bucca (processo colaborativo com elenco, com textos e subtítulos de Luiz Carlos Laranjeiras) | Assistente de Direção e Coordenação Geral: Antonio BUcca | Orientação em Dramaturgia: Alexandre Dal Farra e Luiz Carlos Laranjeira | Direção de Dramaturgia Musical: Babaya Morais | Preparação Vocal: Ana Paula Mendonça | Composições: Antonio Bucca, Luiz Carlos Laranjeiras e Rian Gimenes | Melodias: Antonio Bucca, Duda Silva, Laísa Anselmi, Luiz Carlos Laranjeiras, Rian Gimenes e victor castioni | Cenografia (Projeto): Luiz Carlos Laranjeiras | Cenografia e Adereços (Execução): Leonardo Bauab | Desenho de Arte: Deivison Miranda e Fernanda Mingóia | Figurinos (Projeto e Confecção): Linaldo Telles | Costureira: Aparecida Galdiano Crepaldi | Projeto de Iluminação: Fabiano Amigucci | Operador de som e Luz: Joyce Carvalho
Roda de bate-papo “Andanças e Utopias”, com Cia Arte das Águas: Uma conversa entre artistas e público sobre o processo de montagem do espetáculo, seus temas e a valorização do artista e das produções artísticas do interior paulista. 60 minutos.
Oficina “Teatro, música e cultura popular”, com Cia Arte das Águas: A partir da relação entre música, dança e teatro, presente em manifestações da cultura popular brasileira, e inspirados nas pesquisas e práticas de Luiz Carlos Laranjeiras, mestre, multiartista e diretor do espetáculo “Sou Caipira, Ibirá, Póra”, integrantes da Cia. Arte das Águas irão conduzir, junto às pessoas participantes, um encontro de caráter prático envolvendo jogos cênico-musicais, cantigas, danças, cirandas e brincadeiras de roda.
Público-alvo: artistas, grupos de teatro e adolescentes interessados a partir de 12 anos. 90 minutos. Sem necessidade de inscrição.
Espetáculo: “MAZZAROPI, um certo sonhador”: Imortalizado na história do cinema nacional por personificar uma imagem do caipira que até hoje parece cravada na memória coletiva dos brasileiros, Mazzaropi tem sua vida e obra cantada e encenada pela Cia. Arte das Águas, de Ibirá. A história gira em torno de uma trupe ambulante que chega à cidade para contar a trajetória pessoal e os grandes feitos de Amácio Mazzaropi, do menino tímido e sem graça do interior ao empresário bem-sucedido do ramo cinematográfico, dono das maiores bilheterias do país, mito insuperável da comédia rural. Uma peça divertida e vibrante, com uma dramaturgia que logo se revela um jogo em que a realidade da trupe e a figura de Mazzaropi se confundem. 75 minutos. Livre.
Ficha técnica: Ideia Original: Antonio Bucca | Dramaturgia: Antonio Bucca e Clara Roncati, a partir de pesquisa do grupo | Direção: Fabiano Amigucci | Codireção Geral: Antonio Bucca | Direção musical: José Maria Guirado e Antonio Bucca | Composições inéditas: Antonio Bucca | Música de Abertura: Antonio Bucca e Laísa Anselmi | Preparação vocal: Ana Paula Mendonça e Elaine Matsumori | Figurinos e adereços: Ivani Cardoso e Léo Bauab | Cenografia: Léo Bauab | Cenotécnico: Marcel Barbarotti | Desenho de Luz: Fabiano Amigucci | Técnico de Palco e Contra-regragem: Duda Silva | Elenco: Antônio Bucca, Laísa Anselmi, Rian Gimenes e Victor Castioni | Músico: Diego Guirado | Operador de som e Luz: Joyce Carvalho.
Roda de bate-papo “Mazzaropi tá devórta”, com Cia Arte das Águas: Uma conversa entre artistas e público sobre o processo de montagem do espetáculo, o artista Mazzappi, sua carreira junto ao circo e o quanto ele se assemelha com “nóis memo”, trabalhadores de arte dos tempos atuais. 90 minutos.
Oficina “Dramaturgia musical”, com Antonio Bucca: Participação no ato – empatia – como elemento transformador de ações internas e externas e linguagem corporal e simbólica são motes para este curto encontro presencial que pretende despertar o interesse pela arte da dramaturgia musical, elemento de pesquisa de diversos grupos e companhias do estado de São Paulo.
Público-alvo: artistas, grupos de teatro e adolescentes interessados a partir de 12 anos. 90 minutos. Sem necessidade de inscrição.
Espetáculo “O menino coruja”: Musical sertanejo infantojuvenil, o espetáculo retrata a vida simples e rural de um menino brejeiro do interior paulista, seus sonhos, seu olhar, suas tristezas, seus dramas, sua dor, a busca pela composição familiar perdida na memória com a morte da mãe e a solidão na qual se encontra o pai. O jovenzinho, de extrema sensibilidade e amante dos passarinhos, conecta-se a esta busca de reconstruir a família e a imagem da mãe através de sua paixão pelo canto da coruja. 55 minutos. Livre.
Ficha técnica: Elenco: Antonio Bucca, Duda Silva, Laisa Anselmi, Rian Gimenes e Victor Castioni | Direção Geral e Direção de Movimento: Ivan Parente | Direção Musical: Babaya Morais e Ivan Parente | Preparação Vocal e Arranjos: Ana Paula Mendonça | Dramaturgia, Assistente de Direção e Música Original: Antonio Bucca | Orientação em Dramaturgia: Alexandre Dal Farra | Melodias: Ricardo Moisés | Concepção de Trilha Sonora: Alberto Miguel e Ivan Parente | Voz Inhá Ana (in off): Giulia Nadruz | Cenografia (Projeto e Confecção): Leonardo Bauab | Figurinos (Projeto e Confecção): Linaldo Telles | Costureira: Aparecida Galdiano Crepaldi | Projeto de Iluminação e Operador de Luz: Fabiano Amigucci | Operação de som e Luz: Joyce Carvalho
Roda de bate-papo “O Canto da Coruja”, com Cia Arte das Águas e psicóloga convidada: Uma conversa entre artistas, público e uma psicóloga convidada sobre o processo de montagem do espetáculo e seus temas, como depressão infantil, suicídio, violência, e o quanto a arte se faz necessária nesses contextos. 60 minutos.
Oficina “O jogo estabelecido para a interpretação”, com Cia Arte das Águas: Através de jogos e dinâmicas, técnicas vocais e princípios fundamentais da improvisação verbal e não verbal, com enfoque na interpretação, a Cia. Arte das Águas propõe a ativação de estados como disponibilidade para o jogo, imaginação e prontidão cênica.
Público alvo: artistas, grupos de teatro e adolescentes interessados a partir de 12 anos. 90 minutos. Sem necessidade de inscrição.