Projeto ajuda a comprar cadeiras de rodas a quem precisa; Já estão instaladas urnas coletoras dos lacres de latinhas no parque aquático Hot Beach Olímpia, na Vila Guarani e nos quatro resorts do grupo
O Hot Beach Parques & Resorts deu mais um passo em seu programa de responsabilidade socioambiental ao torna-se parceiro do projeto Lacre do Bem, que converte lacres de latinhas em cadeiras de rodas para pessoas com deficiência. Já estão instaladas urnas coletoras dos lacres no parque aquático Hot Beach Olímpia, na Vila Guarani e nos quatro resorts da marca – Hot Beach Resort, Hot Beach Suites, Celebration Resort e Thermas Park Resort & Spa -, uma iniciativa que integra o plano de gestão de resíduos do grupo e reforça o compromisso com práticas sustentáveis e inovadoras.
A ação, promovida pelo Comitê ESG do Hot Beach Parques & Resorts, que é formado por Ana Lucia Galetti, gerente de Suprimentos; Marcelo Zamariolo, gerente de Auditoria. Vinícius Vilela, Head de Marketing; e Rodnei Ferrato, diretor de Novos Negócios, visa engajar colaboradores, visitantes e hóspedes na coleta dos lacres. Para participar, basta que quem consuma bebidas em latinhas deposite o lacre de alumínio nas urnas espalhadas em todos os empreendimentos do grupo, explica Vinícius Vilela. “Periodicamente, o Hot Beach Parques & Resorts fará a coleta dos lacres depositados nas urnas, a limpeza de todo o material e a entrega ao projeto Lacre do Bem, sediado em Belo Horizonte”, conta. A entidade, por sua vez, fará o beneficiamento manual dos lacres e a venda do material à recicladora.
O dinheiro é todo revertido para a compra de cadeiras de rodas, que é entregue a quem tem deficiência física e entidades que procuram o projeto. Atualmente, 110 pessoas estão na fila de espera do projeto Lacre do Bem. Para comprar uma cadeira de rodas o Lacre do Bem informa que são necessários cerca de 105 quilos de alumínio, o que equivale a aproximadamente 352.800 lacres de latinhas de alumínio. “Como vamos começar agora esse projeto, não temos estimativa de quantos quilos de lacres vamos conseguir coletar, até porque esse volume vai depender do engajamento dos visitantes e hóspedes. O importante é que estaremos reciclando alumínio e contribuindo para que alguém que precisa tenha logo sua cadeira de rodas”, ressalta Vinícius.
A parceria com o projeto Lacre do Bem reforça o compromisso do Hot Beach Parques & Resorts com a gestão de resíduos. Desde a inauguração, o Hot Beach Parques & Resorts adota práticas sustentáveis, como o uso 100% de energia renovável em todas as suas unidades operando no mercado livre. No ano passado, inaugurou uma usina de energia fotovoltaica no parque aquático Hot Beach Olímpia com 75,2 kWp de potência instalada e os planos são de expandir a geração de energia.
O Hot Beach Parques & Resorts já implementa a separação de materiais recicláveis, utiliza papel reciclável em seus escritórios e adota canecas reutilizáveis entre a equipe corporativa. Além disso, resíduos orgânicos são processados em uma composteira, e o óleo de cozinha usado é destinado a associações para reciclagem, entre outras práticas ambientalmente sustentáveis adotadas, acrescenta Ana Lucia Galetti.
Na esfera social, o Hot Beach Parques & Resorts prioriza a contratação de mão de obra local e regional. Para isso, há cerca de um ano o Hot Beach Parques & Resorts oferece transporte para os colaboradores que residem nas cidades vizinhas a Olímpia. “Essa ação se revelou um case de sucesso, demonstrando o vínculo forte da empresa com a comunidade de Olímpia e da microrregião”, frisa o Head de Marketing.
Também incentiva a equipe a propor soluções para tornar o ambiente mais inclusivo, tanto internamente quanto para os clientes externos. Criou o Comitê de Diversidade e Inclusão e implementou um calendário extenso de ações em todas as unidades, utilizando métodos inovadores como sessões de cinema e discussões com psicólogas para conscientizar os colaboradores.
A política de diversidade e critérios objetivos é clara e estruturada, contando com a plataforma para auxiliar na governança corporativa, conta Vinícius. “Mantemos um ambiente inclusivo, investindo na capacitação dos colaboradores para respeitar e acolher a diversidade. E temos um canal para receber denúncias anônimas”, frisa.
Além disso, o Hot Beach Parques & Resorts realiza pesquisas internas e externas, garantindo transparência em seus números e eficiência das ações de gestão corporativa. O código de conduta e ética é rigorosamente aplicado, com auditorias internas e externas acreditadas por terceiros, reforçando o compromisso com a integridade.
O Hot Beach Parques & Resorts ainda estuda a implementação de novas práticas sustentáveis, como a doação de alimentos em boas condições de consumo e a substituição do uso de papel por secadores elétricos de mãos nos banheiros, entre outras propostas que estão em análise de viabilidade. “Com essas iniciativas, o grupo não apenas contribui para a preservação ambiental, mas também para o bem-estar social, impactando positivamente a vida de diversas pessoas”, completa Vinícius.
Sobre o Hot Beach Parques & Resorts
Localizado em Olímpia, o Hot Beach Parques & Resorts oferece uma combinação perfeita de entretenimento e hospedagem de qualidade. Com um parque aquático surpreendente, resorts confortáveis e espaço de lazer e gastronomia para os finais de tarde e noite, o complexo proporciona momentos de diversão, relaxamento e bem-estar para toda a família. A empresa pertence ao Grupo Ferrasa, da sociedade Ferrato e Sant’Anna, fundada em 1981. O Grupo Ferrasa atua nas áreas de construção civil, hotelaria, empreendimentos imobiliários e vacation ownership e tem a hospitalidade em seu DNA.