Uma expressão ou realidade

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Artigo

*Psicóloga Dra Silvia Helena

Saúde mental, vale quanto pesa?

Passando pela vida ouvindo algumas expressões, sempre há um bordão, um meme, que é utilizada várias vezes e não damos importância ou não questionamos o real significado, é só uma brincadeira,

Se pensarmos que tudo que existe há um porque ou um fundamento, por exemplo por que o gado se junta em um lugar específico no pasto?

Você deve ter escutado a seguinte expressão: “vale quanto pesa”, e nem é sobre peso corporal que gostaria de abordar.

“Vale quanto pesa”, vem fazer sentido muito tempo depois em que se elabora essa expressão. Cresci ouvindo, algumas expressões, as quais nunca fizeram algum sentido.

Dia desses em uma sessão de terapia, veio essa expressão falada por uma assistida, depois de muitos questionamentos. E foi da seguinte forma: tudo está pesado demais, desgastante demais, não sei se vale a pena, muito sofrido, está pesado, pesado, pesado….

Quanto mais avançávamos com a sessão mais essa frase a visitava e os questionamentos aqui dentro brotavam.

A instituição familiar e de suma importância de base, de norteamento, de vínculos de vivência, aprendizados. Mas, as vezes se torna pesado.

O trabalho conquistamos status, pois é com dinheiro que conquistamos todos os bens necessários para a nossa sobrevivência, mas as vezes, muitas vezes se torna pesado.

Ter, compartilhar, se relacionar, conviver, dividir, estar e ser a companhia de uma vida, fazer construções, gerenciar, e trilhar caminhos com alguém é excelente e importante, porém pode se tornar pesado.

Ter filhos, gestar, idealizar, educar, orientar, conduzir, dar valores e uma boa educação são ações priorizantes e essenciais na formação dos mesmos e responsabilidade dos pais. Mas, pode se tornar pesado.

Exercitar, praticar atividades físicas e esportivas, e sinônimo de bem-estar e saúde mental, qualidade de vida, mas também pode se tornar pesado.

Sair com os amigos, ter um grupo social seja ela qual for, religioso, festejos, jantares, comunitários, faz parte da evolução humana. Ou seja …

Tudo depende, ou “vale quanto pesa”, isso mesmo, quando tudo em sua vida tem se tornado um sacrifício, ou um peso, quanto está potencializando tudo, controlando tudo.

Sempre digo: tudo me é importante, mediante a importância que dou. Tudo que foi listado acima pode ser natural e corriqueiro, leve e saboroso, desde que eu não potencializo e faço disso uma cruz a carregar, sobrecarga do que consigo suportar.

Nem tudo está ao seu alcance ao seu controle. Seguir moda, seguir o que é bom pra muitos, talvez o momento em está vivendo, está se exigindo, sobrecarregando as energias emocionais. Muito tem se falado do produzir e ser excelência em tudo, (os especialistas de Instagram), isso tem feito dos indivíduos máquinas de competição e robôs fabricantes de sucesso e felicidades, cuidado….

‘Vale quanto pesa” não se esqueça disso, tenha uma balança emocional, filtra bem o que realmente é promoção e resultados positivos para você. Perceba se não está no momento de buscar uma rede de apoio, ajuda extra, diminuir cargas, ter tempo de relax, de pausa…da caixa do nada.

Viver ansioso, buscando sempre sabe se lá o que, tem causado transtorno e freado muitos indivíduos desnecessariamente, por viver correndo sem lugar certo a se chegar.

Tenha objetivos claros e coerentes com sua realidade, crie rotina saudável e dentro dos seus próprios limites, não carregue culpas, sinta o dia e cada momento, se priorize.

Grite, dance, pule, chore, comemore, aplaude, seja autêntico e viva o seu EU de verdade, copias não são saudáveis e nunca prevalecem, não há sustentabilidade naquilo que não somos.

Muitos problemas e transtorno chegam até nós por carregarmos pesos desnecessários, lembre-se, a vida “vale quanto pesa”. Se estiver muito pesada não está valendo, não está saudável.

Sua vida está leve? Ou pesada? Sua vida, vale quanto pesa?

* Professora, psicopedagoga e psicóloga, Dra Sílvia Helena Cardoso do Amaral é pós-graduada em Psicologia Sexual, Neuropsicologia, Psicanálise Clínica, Saúde Mental e Terapia de Casais.

Dra Silvia Helena Cardoso do Amaral

CRP06/113107

Watsapp: 17 99643-6366

Rua Manaus 1049 /esquina com. Rua 24 de fevereiro