Cocam irá realizar simulado de emergência no próximo dia 28 de Novembro

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

A Cocam – Cia. de Café Solúvel e Derivados realizará um simulado de
emergência no dia 28 de novembro, quinta-feira, com início às 14 horas e previsão de término às 16 horas. Estão envolvidos no simulado de emergência o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, diversas secretaria da Prefeitura, Polícia Militar, Polícia Ambiental, SAEC, SAMU, Liga do Trauma da Faculdade de Medicina, Fundação Padre Albino, Guarda Civil. Esses órgãos compõem o Grupo de Apoio (GA).

Através dessa atividade, a Cocam e os órgãos envolvidos terão a oportunidade de avaliar e aprimorar os procedimentos de segurança em situações de emergência, assegurando que, em caso de um
eventual incidente, estarão prontos para agir de maneira ágil e eficaz.

Já foram realizadas sete reuniões prévias de planejamento (de maio a novembro) com o objetivo de preparar o simulado com os representantes das entidades que compõem o GA (Grupo de Apoio), numa média de 30 participantes por reunião. Nessas reuniões foram realizados simulados de mesa (table top), nos quais foi avaliada a capacidade operacional de cada órgão, além de revisar protocolos e procedimentos necessários para lidar com situações adversas.

Os participantes simulam um incidente de vazamento de amônia dentro da empresa, praticando respostas e definindo responsabilidades, visando melhorar o tempo de resposta. Esse mesmo incidente foi escolhido para o simulado do dia 28 de novembro. A Cocam usa amônia em seu processo há mais de 50 anos, desde o início das suas operações em 1970, e nunca ocorreu qualquer acidente envolvendo esse elemento químico usado na produção do café freezed dried.

Durante a realização do simulado no final do mês, as vias de acesso à Cocam estarão interditadas por pelo menos duas horas, impossibilitando a entrada e saída de pessoas e veículos. Esse exercício visa simular a evasão dos moradores e das pessoas que atuam no entorno da empresa. Cerca de 1300 unidades residenciais e de negócios num perímetro de evasão de 400 metros no entorno da fábrica com, aproximadamente, 6000 pessoas envolvidas, além dos efetivos dos órgãos públicos.

As pessoas que estiverem na área da empresa no momento do simulado serão encaminhadas por líderes de evasão, treinados pela Defesa Civil, para quatro pontos de encontro localizados nos seguintes locais: ponto 1 – Praça da Independência, ponto 2 – Praça do Idoso (Rua 15 de Novembro), ponto 3 – Praça da República e ponto 4 – Rua São Paulo esquina com Rua Ibirá.

É a primeira vez que a Cocam realiza o simulado de emergência com evasão da comunidade do entorno. Ela atende a Norma Técnica da CETESB – P4-003 -, recentemente publicada, em 2021, sobre Plano de Preparo da População do Entorno. Nos anos anteriores a empresa realizou o simulado intramuros, ou seja, apenas para o treinamento da sua brigada de emergência.

Foto: Divulgação