Nesta segunda-feira, 7 de abril, as pessoas idosas institucionalizadas do Recanto Monsenhor Albino participaram da Oficina de Culinária Especial de Páscoa. Com a supervisão da equipe multiprofissional do Recanto, o momento proporcionou criatividade, interação e celebração.
Os participantes prepararam “cookies” (biscoitos artesanais) desde a mistura dos ingredientes até a decoração final, que seguiu motivos pascais. Em ambiente decorado especialmente para a ocasião, a oficina integrou as ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Recanto, incentivando a participação ativa e afetiva dos residentes.
Para a nutricionista Mayara Oliveira, “a proposta surgiu com o objetivo de estimular a criatividade, a coordenação motora fina e a memória afetiva dos idosos, além de promover o espírito coletivo”.



Já usada como parte da terapia, mais do que experiência gastronômica, a oficina se tornou momento de conexão, memória e celebração da vida. “O envelhecimento pode (e deve) ser vivido com dignidade, alegria e participação ativa, mesmo em contextos institucionais. A oficina demonstra como ações simples, quando planejadas com sensibilidade e propósito, podem fortalecer os vínculos entre as pessoas idosas e os profissionais, resgatar memórias afetivas e promover o bem-estar físico, emocional e social dos residentes”, destacou Weliton Albino, assistente social da instituição.
A atividade também contou com o apoio da educadora física Marina Rabay, que acompanhou e incentivou os idosos durante todo o processo, reforçando a importância da movimentação, da coordenação motora e do engajamento dos participantes.
Fotos/Divulgação