Crianças e adultos do município de Borborema foram conscientizados sobre os riscos de acidentes envolvendo a rede elétrica no dia a dia. As abordagens ocorreram nesta segunda-feira (18) em programações realizadas pelo time de profissionais da Energisa Sul-Sudeste, concessionária atende 15 municípios na região de Catanduva.
Durante a tarde, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) Professora Ana Rosa, o bate papo lúdico e interativo com 300 alunos trouxe informações sobre brincadeiras com pipas e uso de equipamentos eletrônicos dentro de casa. Já à noite, na Câmara Municipal de Borborema, foi o momento de alertar sobre os perigos aos quais estão expostos trabalhadores da construção civil e de empresas de telecomunicações, instaladores de antenas e outdoors, jardineiros, entre outros profissionais, quando executam atividades perto da rede elétrica.

O coordenador de Grandes Clientes da Energisa Sul-Sudeste, Carlos Eduardo Mariano, explica que a iniciativa tem como propósito orientar a comunidade de forma preventiva justamente para evitar a exposição aos riscos de acidentes com eletricidade.
“A Energisa tem a Vida como o seu principal valor. Além de levar energia de qualidade aos nossos clientes, temos o compromisso de promover a conscientização por meio de orientações dentro e fora da empresa. A energia elétrica é essencial para o dia a dia das pessoas, mas nessas ações com a comunidade alertamos sobre os riscos reais e a importância de executar quaisquer atividades envolvendo energia elétrica com segurança”, enfatiza.
Pequenos multiplicadores
Com a garotada, a palestra dos profissionais da Energisa destacou os riscos de choque elétrico ao usar celular e tablet enquanto carregam a bateria na tomada; perigos de se aproximar de cabos partidos na rua ou calçadas; e o risco de soltar pipa perto da rede elétrica.
Além disso, as crianças foram estimuladas a compartilhar com pais, familiares, vizinhos a importância de manter a distância da rede elétrica para evitar acidentes graves e até fatais.
Guardião da Segurança
À noite, na Câmara Municipal, o diálogo abordou o uso seguro da energia elétrica para evitar acidentes, principalmente com profissionais da construção civil.
“Nesse encontro nos aproximamos ainda mais da comunidade, com o intuito de esclarecer as dúvidas dos profissionais quanto ao distanciamento seguro da rede elétrica, também abordando sobre como a Energisa age diante dos riscos, como atua no combate às ligações clandestinas e a necessidade de unir forças para conscientizar sobre os riscos e prevenção”, conclui Mariano.