No último dia 18 de agosto, o Colégio Catanduva reinaugurou oficialmente sua biblioteca, que passou por processo de reestruturação durante o recesso escolar. O objetivo foi transformar o espaço em ambiente acolhedor, lúdico e interativo, capaz de estimular o hábito da leitura e contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes.
A nova configuração da biblioteca inclui áreas diferenciadas para a exploração de diversos gêneros textuais, além de espaços criativos destinados à pintura, ao resgate da história institucional e a outras atividades educativas. A proposta busca ampliar a percepção do local, que deixa de ser apenas repositório de livros para se consolidar como ambiente vivo, formativo e de convivência.
Pensada também para os momentos de intervalo, a biblioteca será monitorada por educadores e oferecerá espaço de socialização e interação em que as crianças poderão compartilhar histórias, trocar experiências e exercitar a imaginação. De acordo com a diretora do Colégio, Profa. Ma. Fabiana Fiorim Checconi, nos princípios defendidos pela IFLA/UNESCO, a biblioteca escolar desempenha papel central no desenvolvimento de competências leitoras e informacionais, fundamentais para a aprendizagem ao longo da vida.
Além da reestruturação física foi lançado o projeto “Maleta Viajante – Resgatando Valores”, que tem como objetivo aproximar escola e família por meio da literatura infantil. A iniciativa incentiva momentos de convivência e diálogo, fortalecendo vínculos e resgatando valores essenciais por meio da leitura compartilhada.






Com a novidade, o Colégio Catanduva busca reafirmar a biblioteca como espaço de descobertas, criatividade e formação cidadã, reforçando seu compromisso com a educação de qualidade e o incentivo ao gosto pela leitura desde os primeiros anos da vida escolar.