Nos dias 20 e 21 de agosto, o setor de Relacionamento com o Cliente dos hospitais da Fundação Padre Albino participou do II Simpósio Internacional “A Revolução do Paciente”. O encontro, de forma online, reuniu profissionais de saúde, pacientes e pesquisadores do Brasil e de outros países para discutir o tema que vem ganhando cada vez mais espaço: o cuidado humanizado e a valorização do paciente em sua própria jornada de saúde.
Durante o encontro foram debatidos assuntos importantes e atuais, como o uso da Inteligência Artificial na saúde, a tomada de decisão conjunta entre pacientes, familiares e profissionais, os direitos dos pacientes e a importância da empatia e da escuta ativa no dia a dia do atendimento.
Participaram do Simpósio Denise Bertassoni, Gabriella Fiorotto e Elaine Macedo Fracasso, auxiliares administrativas; Ieza Bomfim Rodrigues, assistente de Humanização, e Maristela Neves, coordenadora de Atendimento ao Cliente e Humanização.
Para Maristela, a participação no simpósio reforça o compromisso da FPA com práticas que fazem diferença na experiência de pacientes e familiares. “Criado pelo médico Victor Montori, da Mayo Clinic (EUA), o movimento “A Revolução do Paciente” defende uma medicina mais próxima, empática e voltada às reais necessidades de cada pessoa. A humanização, a escuta ativa e o acolhimento são pilares que norteiam nosso trabalho e que estão cada vez mais alinhados ao que se discute mundialmente”.
No Brasil, o simpósio foi organizado pelo IBDPAC (Instituto de Bioética, Direitos e Paz em Ação), em parceria com o Comitê de Bioética do Grupo Hospitalar Conceição e o Observatório de Direitos do Paciente da Universidade de Brasília (UnB).
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