O Dr. Jorge Luís Valiatti, coordenador do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA, diretor técnico e responsável pelas UTIs dos hospitais da Fundação Padre Albino, participou do XXX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI 2025), realizado entre os dias 6 e 8 de novembro, em Curitiba (PR). Promovido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), o congresso reuniu especialistas do Brasil e do mundo para discutir o futuro da terapia intensiva, consolidando-se como o mais importante encontro nacional da especialidade.
Durante o evento, o Prof. Dr. Valiatti teve participação de destaque em múltiplas frentes científicas e acadêmicas. Foi palestrante do Curso Pré-Congresso de Ventilação Mecânica, abordando o tema “Ultrassonografia no paciente com insuficiência respiratória aguda”. Além disso, atuou no AMIB em Cena, estação prática de ventilação mecânica, e ministrou a palestra “Como melhorar o diagnóstico e tratamento em pacientes com asma e DPOC”, reforçando sua atuação nas áreas de pneumologia e cuidados intensivos. Também foi avaliador da sessão de temas livres, integrou a comissão julgadora do prêmio de melhor tema livre na área de ventilação mecânica e, no último dia do congresso, participou como avaliador da Prova de Título de Especialista da AMIB.
Representando a Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (SOPATI) como delegado junto à AMIB, Dr. Jorge Valiatti também se destacou no lançamento do livro “Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo”, volume da Série Clínicas de Medicina Intensiva – CMIB/AMIB, do qual é coeditor ao lado da Profa. Dra. Carmen Silvia Valente Barbas, docente da Disciplina de Pneumologia da FMUSP. Na mesma coleção, o Dr. Valiatti é autor do capítulo “OHB em Trauma”, em coautoria com o Dr. Júlio Cezar Fornazari, diretor clínico do Hospital Padre Albino.
O lançamento, realizado durante o congresso, contou com a presença de importantes nomes da medicina intensiva. Em registros fotográficos do evento, o professor aparece ao lado da Profa. Mariza D’Agostino Dias, editora do livro sobre Medicina Hiperbárica, e da Profa. Renata Pietro, no lançamento da obra sobre Queimados. Também esteve presente o Dr. Igor Sotana, ex-aluno da FAMECA (Faculdade de Medicina de Catanduva).


