Apae Catanduva investe em infraestrutura para modernizar espaços

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

A gestão segue focada na modernização e na manutenção de parcerias que permitem à instituição manter as suas portas abertas e os seus projetos em pleno funcionamento

A Apae Catanduva consolida o seu papel como referência regional em inclusão e saúde ao iniciar o ano de 2026 com uma estrutura de atendimento robusta e revitalizada. Com foco no desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, a instituição mobiliza atualmente uma equipa multidisciplinar composta por 120 profissionais altamente qualificados para garantir a excelência em todos os seus setores. A abrangência da unidade acolhe usuários e famílias de 15 cidades da região, o que reafirma o compromisso institucional com a assistência social, educação e saúde de alta complexidade em todo o Noroeste Paulista.

Na área educacional, a instituição mantém um suporte especializado que atende às necessidades específicas de cada ciclo de vida, contando com 153 alunos matriculados na escola e um setor dedicado exclusivamente ao autismo, que atende 64 alunos. Paralelamente, o Ambulatório de Saúde apoia a qualidade de vida de 130 pacientes em tratamento e 1.200 atendimentos mensais, enquanto o Serviço de Proteção Social Especial (SEDIF) oferece suporte a 62 usuários, além de um grupo específico de 12 usuários no SEDIF Autismo. “Esse trabalho conjunto entre família e profissionais é o que garante a eficácia dos tratamentos e a superação de desafios”, afirma Julio Cezar Bottura, presidente da instituição.

O crescimento no atendimento é acompanhado por um ambicioso cronograma de reformas concluídas e planejadas para elevar o padrão de acessibilidade e bem-estar. Entre as ações já executadas e em andamento, destacam-se a construção de três novas salas para a área da saúde, a reforma das rampas de acesso entre blocos e a revitalização completa da fachada, incluindo portões, muros e a pintura do mascote institucional. A unidade também investiu na construção de uma lavanderia, sala de descanso para funcionários, área de convivência com pergolado e novos armários para o setor de autismo.

A modernização também estende-se à área desportiva e cultural, com a reforma completa da quadra poliesportiva, que recebeu nova pintura e letreiro iluminado, além de melhorias no teatro, corredores e na recepção da saúde.

Segundo Bottura, que assumiu novamente o cargo, o novo triênio representa um marco de renovação. “Assumimos este compromisso para o período de 2026 a 2028 com a missão de profissionalizar ainda mais os nossos processos e fortalecer os vínculos com a comunidade. A entrega destas obras é uma prova desse compromisso em oferecer o melhor ambiente possível para a evolução dos nossos assistidos. Nosso objetivo é garantir que cada recurso seja transformado em atendimento de ponta e infraestrutura de qualidade, proporcionando autonomia e dignidade aos nossos alunos e utilizadores”.