‘BORA FALAR DE LIVROS?’ aborda livro ‘A REDAÇÃO’, neste sábado, 28

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quarto dos sete encontros do projeto literário para crianças e jovens, promovido pela Casa de Criar por meio da Lei Nelson Seixas, terá participação especial do escritor Raul Marques

Perseguição, censura, opressão e repressão sob a ótica de uma criança que vive no Chile nos tempos da ditadura militar (1973-1990). O livro “A REDAÇÃO”, do chileno Antonio Skármeta, é o tema do quarto dos sete encontros literários para crianças e jovens do projeto “BORA FALAR DE LIVROS?”, neste sábado, 28 de outubro, a partir das 10 horas, na Biblioteca Municipal Doutor Fernando Costa, no Centro de São José do Rio Preto – SP.

Ilustrado pelo espanhol Allonso Ruano, traduzido para o Brasil por Ana Maria Machado e publicado no país em 2018 pela Global Editora, “A REDAÇÃO” conta a história de Pedro, menino fã de futebol que testemunha a prisão do pai e do pai de um amigo e passa a refletir sobre o regime de exceção que assola o Chile. Até que um dia, um oficial militar visita a escola e pede aos alunos que façam uma redação sobre o que os pais costumam fazer à noite.

O “BORA FALAR DE LIVROS?” tem curadoria da poeta e especialista em Literatura Carolina Manzato. Ela também é mediadora dos encontros ao lado do artista, pesquisador e designer gráfico juny kp!. Juntos eles dirigem a Casa de Criar, espaço independente de artes e formação cultural de São José do Rio Preto – SP.

Os encontros também contam com a participação especial de dois convidados: Raul Marques e Luila Barrozo. Raul Marques é especialista em Literatura Para Crianças e Jovens e autor dos livros infantis “A Menina Que Adora Perguntar”, “a Revolução das Crianças”, “O Menino Que Reinventou O Livro” e “As Histórias” e do livro infanto-juvenil “O Caminho da Escola”. Luila é especialista em Literatura Para Crianças e Jovens.

Para participar, basta chegar no horário. É gratuito. Começa às 10h e segue até meio-dia e ao final de cada encontro são sorteados dois exemplares de livros infanto-juvenis.

O “BORA FALAR DE LIVROS?” é um dos dois projetos da Casa de Criar contemplados neste ano pela Lei Nelson Seixas de incentivo à cultura. O outro é “ARTISTAS E BOLETOS”, série semanal de 10 episódios de podcast, em que artistas visuais de Rio Preto falam sobre como fazem para viver da arte da cidade. No primeiro episódio, disponível nos principais agregadores de podcast desde terça-feira (24/10), a entrevistada é a artista plástica Norma Vilar.

PRIMEIROS ENCONTROS

Três dos sete encontros programados já foram realizados. O inaugural, foi no dia 16 de setembro. Na ocasião foi apresentado e debatido o livro “Monstros Doentes”. Da autora suíça Emanuelle Houdart, o livro foi traduzido para o Brasil por Eduardo Jorge (Edições SM, 2014).

No segundo encontro, em 30 de setembro, o livro da vez foi a versão ecologicamente correta de Chapeuzinho Vermelho da espanhola Lola Moral, com ilustrações do também espanhol Sergio Garcia Sanches e traduzido para o Brasil por Miguel del Castilho (Sesi Editora, 2017).

No terceiro encontro, em 7 de outubro, Carolina e juny kp! apresentaram e debateram o livro “Clara e o Homem na Janela”, das argentinas Maria Teresa Andruetto e Martina Trach, traduzido para o Brasil por Lenice Bueno (Editora Ameli, 2020).

“Os três primeiros encontros consolidaram o que idealizei ao propor o projeto: a possibilidade de abrir diálogos mais aprofundados sobre as camadas significativas e de composição dos

livros de literatura para as infâncias. Nos encontros os participantes se debruçam sobre a obra, fruem as ilustrações em tamanho ampliado, dialogam e entram naquilo que chamamos de comportamento leitor, que é se colocar como alguém disponível e em proatividade para a obra”, afirma Carolina.

PROGRAMAÇÃO

O “BORA FALAR DE LIVROS?” também tem encontros marcados para os dias 11 e 18 de novembro e, o último, no dia 2 de dezembro. O projeto será finalizado oficialmente no dia 16 de dezembro, com uma live no perfil da Casa de Criar e de Carolina (@carolrmanzato) no Instagram.

Encontro 4 | 28 de outubro

“A Redação” Autor: Antonio Skármeta (Chile) Ilustração: Allonso Ruano (Espanha) Tradução: Ana Maria Machado Global Editoria, 2018

“A Redação” conta a história de Pedro, menino que vive no Chile no período da ditadura militar. Ele testemunha a prisão do pai e do pai do amigo e reflete. Certo dia, na escola, um militar pede para as crianças escreverem uma redação sobre o que seus pais fazem à noite.

Encontro 5 | 11 de novembro

“Palmas e Vaias” Autora: Sonia Rosa Ilustração: Salmo Dansa Editora Pallas, 2009

Em “Palmas e Vaias”, Florípedes é uma menina preta que experimenta as mudanças da adolescência, de bairro e de escola. Diante da necessidade de fazer amigos e conhecer os professores, se depara com as diferenças e para supera-las, opta pelo carinho da mãe.

Encontro 6 | 18 de novembro

“Clarice” Autor: Roger Mello Ilustração: Felipe Cavalcante Global Editora, 2018

“Clarice” estampa, em cores berrantes, o que foi o período da ditadura militar no Brasil, sob a perspectiva da memória, do presente, de projeções de sonhos, de impressões, do potencial sensitivo e da capacidade de compreensão da protagonista criança que dá nome ao livro.

Encontro 7 | 2 de dezembro

“As Mais Belas Coisas do Mundo” Autor: Valter Hugo Mãe Ilustração: Nino Cais Biblioteca Azul, 2019

O livro é narrado pelo autor criança, que na presença do avô materno é estimulada a observar, coletar, questionar as coisas e perceber que se encantar com o mundo é a única cura possível para a inevitável tristeza da perda. É um passeio pelo universo de encantamento das crianças.