A peça-conceito da parceria entre o Instituto Riachuelo e o diretor criativo Airon Martin, apresentada no último desfile da Misci para o Verão 2026 na Fundação Bienal de São Paulo em 24 de abril, acaba de ganhar projeção internacional: a atriz Camila Pitanga vestiu com exclusividade o sobretudo no Festival de Cannes.
Desenvolvida em parceria com coletivos de artesãs do Rio Grande do Norte apoiados pelo Instituto Riachuelo, a criação une bordado tradicional da Casa das Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas em uma leitura contemporânea assinada por Airon. A peça foi desfilada originalmente pela modelo Laís Ribeiro após um hiato no Brasil e simboliza o encontro entre moda, cultura e impacto social triangulados de forma exímia, agora em solo internacional.

Para Airon Martin, diretor criativo da Misci, a peça representa “a força do trabalho artesanal brasileiro como linguagem de moda universal. Levá-la de Timbaúba a Cannes é afirmar que o Brasil tem muito a dizer — e a vestir — no cenário global.”
Foi em uma expedição criativa ao Rio Grande do Norte, berço da Riachuelo, que o projeto tomou forma para evidenciar o que torna o Brasil único e como essas raízes podem inspirar e transformar a moda nacional. “A parceria com o Airon reafirma nosso compromisso em valorizar a moda brasileira em toda a sua complexidade – do design à produção. É um projeto que honra as técnicas artesanais do nosso Nordeste, em especial, do Rio Grande do Norte e, ao mesmo tempo, impulsiona uma moda identitária, que gera impacto positivo na cadeia produtiva local e na vida das pessoas”, diz Taciana Abreu, Diretora de Sustentabilidade da Riachuelo.
Impacto e causa social
A Riachuelo, que conta com 30 mil colaboradores, tem 27% da sua equipe concentrada no Nordeste. Como uma das maiores empregadoras da região, a companhia fortalece a economia local por meio do Instituto Riachuelo.
Atualmente, o trabalho do Instituto impacta mais de 4 mil pessoas diretamente em mais de 30 municípios do semiárido nordestino. Entre os principais projetos, está o Pró-Sertão, que fomenta a cadeia têxtil regional por meio de 104 oficinas de costura no Seridó, responsáveis por mais de 10 milhões de peças produzidas por ano, o AgroSertão, que incentiva a reintrodução do cultivo agroecológico do algodão no RN, gerando empregos e resgatando o protagonismo do sertão potiguar no setor, além de apoiar o artesanato potiguar, contribuindo para a preservação do patrimônio cultural da região. Todos os projetos têm como propósito fortalecer a economia local, valorizar a confecção nacional e transformar realidades.
SOBRE A MISCI
Fundada em São Paulo, a Misci é uma marca global que engloba roupas, mobiliário e acessórios. Idealizada por Airon Martin, designer de produto e fundador da marca, a Misci nasceu em 2018, iniciou suas operações em 2020 e, em pouco tempo, se consolidou como um dos maiores destaques da moda brasileira de luxo, celebrando 5 anos de presença no mercado. Com uma identidade sólida e posicionamento bem definido, a Misci se destaca pela valorização de matérias-primas nacionais e pela busca por inovação. Seu processo de design e a estética única de seus produtos são pautados pela brasilidade, tendo o país como ponto de partida, mas sem limites para sua expansão global.
Airon Martin, diretor criativo da marca, nasceu em Sinop, no Mato Grosso, e foi criado por quatro grandes mulheres – sua mãe, avó e tias. Para ele, a moda vai além do produto, é uma forma de posicionamento, comportamento e expressão. Airon acredita na Misci como uma marca multidisciplinar, criativa e colaborativa, que valoriza e celebra a diversidade brasileira em todos os seus aspectos. Através de suas criações, a marca traz as complexidades e riquezas do Brasil para o mundo, exaltando a indústria e as matérias-primas nacionais. Reconhecido duas vezes pela Forbes Under 30, Airon também foi o único designer brasileiro presente na lista da Business of Fashion em 2024 e inicia 2025 na The List da Forbes Life. Para ele, contar uma história consistente sobre a moda nacional exige visibilidade para a capacidade industrial, cultural e intelectual do Brasil, e a Misci é o principal meio para essa narrativa.
www.misci.com
SOBRE A RIACHUELO
Do fio à vitrine, há 77 anos a Riachuelo promove ativamente a democratização da moda e a geração de impacto positivo, destacando-se pela sua capacidade de inovação, dinamismo e agilidade, entregando coleções e produtos para todos os estilos. São mais de 400 lojas próprias e 30 mil funcionários – cerca de metade deles na região Nordeste do Brasil, berço da marca. Como parte do Grupo Guararapes, que contempla, ainda, o maior parque fabril da América Latina, além das marcas Fanlab, Casa Riachuelo e Carters, a financeira Midway, o shopping Midway Mall, em Natal, e dois teatros Riachuelo, na capital potiguar e no Rio de Janeiro, a rede é uma das principais referências do setor e é reconhecida como uma das maiores empresas de moda do Brasil.