Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 novembro, do dia 18 ao dia 24, o Riopreto Shopping recebe a exposição fotográfica “El Dorado Negro”, que explora toda a diversidade do coletivo AFRO.
A data, que também homenageia o pernambucano Zumbi dos Palmares, tem como objetivo levantar a reflexão sobre a importância da cultura africana no Brasil e sobre o desenvolvimento da identidade cultural brasileira.
A exposição, organizada pelo Conselho Afro Municipal, gerenciado pelo conselheiro Alan Amorim, tem como objetivo evidenciar a diversidade negra, por meio da fotografia realizada pelo o grupo de fotógrafos voluntários: Milena Aurea; Paulo Berton; Letícia Oliveira; Motirô Fotografia; e Luiz Toyneti. O projeto conta com a diagramação e criação de arte da produtora visual Mariana Souza.
A exposição que tem como proposta ser um veículo na luta incisiva contra o racismo e toda a desigualdade social
“O racismo se manifesta das mais diversas formas no Brasil: está na falta de representatividade de homens e mulheres negras nos espaços públicos, nos guetos de exclusão e pobreza, mas também no imenso número de assassinatos e fome que ocorrem todos os anos” afirma o gerenciador do projeto.