Percurso estilo Floresta exigiu atenção e resistência dos atletas.
Aventura, estratégia e superação foram exigidas dos participantes da 6ª Corrida de Orientação, promovida pelo curso de Educação Física da Unifipa Catanduva. Realizada na Fazenda Santa Luzia (Pesque-Pague), o evento teve a presença de 124 participantes de Catanduva, cidades da região e de municípios como Pirassununga, Lins, Araçatuba e Bauru.
A novidade desta edição foi a participação de quatro cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB), que conquistaram os primeiros lugares em suas categorias, com destaque para a performance técnica e estratégica dos competidores. A modalidade Floresta exigiu habilidades apuradas de navegação, com os atletas utilizando mapas e bússolas para percorrer os pontos de controle (PCs) espalhados pelo terreno, escolhendo as melhores rotas para alcançar a linha de chegada.
O cadete aviador Lucas Sá, aluno do quarto ano da escola da Força Aérea em Pirassununga, completou o trajeto em 1h33min e conquistou o segundo lugar na categoria A (muito experiente). Ele comentou sobre a importância da corrida de orientação em sua formação militar. “Eu pratico orientação desde os 10 anos, no colégio militar de Belo Horizonte, depois no Rio de Janeiro e agora na Aeronáutica. A orientação ajuda muito, principalmente na navegação aérea, pois usamos mapas também. Contribui bastante para o raciocínio lógico e a tomada de decisão.” Lucas ficou apenas dois minutos atrás do campeão da categoria, o também cadete Wemerson Soares, que finalizou o percurso em 1h31min. O pódio foi completado por outro colega de farda, Nilo Coelho Neto. No feminino adulto individual, a vitória foi da cadete Isabella Sandi, reforçando o domínio da equipe da FAB, que veio diretamente de Niterói (RJ).
Os cadetes elogiaram a organização do evento e o alto nível técnico da competição. “Esse mapa de orientação é um dos mais bem preparados que já utilizamos. A trilha em volta da lagoa, com paisagem tão bonita, tornou tudo ainda mais especial. Os pontos estavam bem distribuídos e desafiadores. Foi realmente uma prova excelente”, relataram os representantes da Força Aérea.






Entre as duplas mistas, o casal de Araçatuba Marlon Cruz e Celita estreou com o pé direito, conquistando o pódio na categoria novatos, com o tempo de 1h35min. “Foi uma experiência incrível. Nunca havíamos participado de algo assim, mas adoramos o desafio e a dinâmica da prova. Já estamos pensando em levar essa modalidade para Araçatuba e organizar uma competição por lá”, afirmou Marlon, empolgado com a vivência.






Os alunos do curso de Educação Física da Unifipa também se destacaram, competindo em diversas categorias, especialmente entre os novatos, com direito a conquistas no pódio.
Segundo o Prof. Me. Fernando Azeredo Varoto, docente do curso da Unifipa e membro da organização, a corrida superou as expectativas: “Ver nossos estudantes competindo e organizando um evento deste nível é motivo de muito orgulho. A cada edição temos mais participantes e mais qualidade. Já estamos planejando a próxima.”
O evento teve o apoio do Clube de Orientação de Catanduva (COCAT), que esteve à frente da organização técnica da prova. A Unifipa agradece também aos patrocinadores Padre Albino Saúde, Val Alimentos, A Festeira, João de Queijo, Soberano Angus House, Cervejaria Octano, Team Vaqueiro, Crossfit Catanduva, Sauria, Casa das Tintas, Antunes + e Foco Radical. “Um agradecimento especial aos alunos do 3° ano de Educação Física da Unifipa e à Fazenda Santa Luzia, em nome de Jairo Zancaner Junior, por todo o apoio e estrutura oferecidos”, destacou o Prof. Varoto.
Fotos: Comunicação/FPA
Fonte: Alan Gazola – Fundação Padre Albino