Programação gratuita envolve matinês dançantes, exposição, oficinas, bate-papos e eventos com os quatro elementos da cultura Hip Hop
Celebrando uma década de história na cena cultural de São José do Rio Preto, a casa de criar movimenta os meses de setembro e outubro com ações dos projetos casa de criar 10 anos: manutenção, resistência e corpo ativo e Hip Hop em Rio Preto: voltando às origens, rumo ao futuro. As atividades serão realizadas na sede da casa de criar, na região norte da cidade, e a entrada é de graça.
A matinê da casa: encontros para dançar ocupa as quintas-feiras com eventos que buscam estimular no público a conexão entre corpo e mente, tendo como mediador o dançarino e coreógrafo Mayk Ricardo. Serão cinco sessões até o próximo mês: dias 4, 11, 18 e 25 de setembro e 2 de outubro, das 19h às 21h.
No dia 20 de setembro (sábado), às 16h, a casa de criar promove mais um clube de leitura voltado à formação de leitores literários. O encontro de setembro terá como convidada a tradutora, preparadora e revisora Amanda Salimon, doutoranda em Letras pelo Ibilce/Unesp. Ela vai conduzir uma reflexão em torno da história em quadrinhos Arlindo, de Ilustralu, vencedora do CCXP Awards 2022.
A matinê da casa e o clube de leitura são ações do projeto casa de criar 10 anos: manutenção, resistência e corpo ativo, viabilizado pelos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.
Cultura Hip Hop
A arte urbana periférica turbina a programação da casa de criar com exposição, bate-papos, oficinas e outras atividades. O destaque é a exposição Rio Preto, onde o Hip Hop vive, cuja vernissage será realizada no dia 22 de setembro (segunda-feira), às 20h30, na sede da casa de criar.
Concebida por juny kp!, que comanda a casa de criar ao lado da escritora Carolina Manzato, Rio Preto, onde o Hip Hop vive se consiste em uma exposição infográfica que sistematiza todo o acervo sobre a história dessa cultura urbana periférica na cidade. Tratam-se de recortes de jornais, fotografias, materiais impressos, rascunhos e outros registros que, de alguma forma, documentam a evolução do Hip Hop rio-pretense.
“Tive a oportunidade de participar de importantes momentos dessa história e nunca deixei de acumular registros sobre ela, entendendo a importância da memória na reflexão sobre o presente e na prospecção do futuro”, comenta o artista, que também comanda encontro voltado aos videoclipes de rap dos anos 1970 e 80 no dia 29 de setembro (segunda-feira), às 19h, na casa de criar.
Uma obra em construção. Acervo de dados, recortes, mostra infográfica, apresentando a cultural Hip Hop nestas décadas, participar de momentos importantes, testemunha ocular, documentação em imagem e vídeo. Fazer e aprender
Os quatro elementos da cultura Hip Hop movimentam a casa de criar aos domingos. No dia 21 de setembro, a partir das 17h, o encontro terá a crew rio-pretense X Style United, o DJ Bocka e o grafiteiro Edson Ramos, que também participa de um bate-papo sobre arte e mercado.
No dia 28 de setembro, será a vez de Mirrors Beat Squad, DJ Bocka e do grafiteiro Will Insano, além da DJ e produtora Lu Pequim, que falará sobre a arte da produção do Hip Hop em São José do Rio Preto. Logo depois, às 20h30, haverá a masterclass do curso sobre a história da cultura Hip Hop, tendo como convidada a rapper, historiadora e pedagoga Lunna Rabbetti, presidenta do Instituto Global de Perifeminas e doutoranda pela USP. Na pauta, a presença feminina na cultura Hip Hop brasileira.
Com a proposta de promover a formação, produção e difusão por meio da participação de artistas locais, nacionais e internacionais, o projeto Hip Hop em Rio Preto: voltando às origens, rumo ao futuro é viabilizada pelo fomento da Lei Nelson Seixas 2024, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.
Serviço
casa de criar 10 anos: manutenção, resistência e corpo ativo
4, 11, 18 e 25/9, às 19h – matinê da casa com Mayk Ricardo
20/9, às 16h – clube de leitura da casa com Amanda Salimon (HQ ‘Arlindo’)
2/10, às 19h – matinê da casa com Mayk Ricardo
Hip Hop em Rio Preto: voltando às origens, rumo ao futuro
21/9, às 17h – cultura de rua com X Style United, DJ Bocka e Edson Ramos
21/9, às 19h – papo reto com Edson Ramos
22/9, às 20h30 – Vernissage da exposição ‘Rio Preto, onde o Hip Hop vive’
28/9, às 17h – cultura de rua com MIRRORS, DJ bocka, Will Insano
28/9, às 19h – papo reto com Lu Pequim
28/9, às 20h30 – masterclass com Lunna Rabetti (Presença feminina na cultura Hip Hop do Brasil)
29/9, às 19h – curso com juny kp! (videoclipes de rapa dos anos 1970 e 80)
5/10, às 14h – oficina de graffiti com Will Insano
5/10, às 16h – oficina de rap com juny kp! e Carolina Manzato
casa de criar Rua Nelson Freitas, 745 – Parque Residencial Laureano Tébar)
Grátis
Saiba mais no Instagram @casadecriar e no site www.casadecriar.com.br