De volta ao presencial, Território Cênico leva arte a Praça das Rosas e sede da Cênica, em São José do Rio Preto

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Projeto de formação e difusão cultural de coletivo teatral rio-pretense começa neste domingo, 29/5, com música, dança, exposição e contação de história, a partir das 16h. Programação é gratuita e segue até outubro

Comemorando 15 anos de trajetória, o coletivo Cênica promove neste domingo, dia 29 de maio, das 16h às 20h, na Praça das Rosas e em sua sede, no Jardim dos Seixas, em São José do Rio Preto/SP, o lançamento da edição 2022 do Projeto Território Cênico, que retoma o formato presencial depois de ser online em 2020, oferecendo uma programação diversa e gratuita, com música, dança, teatro, literatura, artes visuais, audiovisual e economia criativa. O objetivo é a formação de artistas e público e a difusão de trabalhos locais e de outras regiões do Estado de São Paulo. O projeto é viabilizado pelo ProAC Edital de Manutenção e Modernização de Espaços Culturais Independentes.

No domingo, a Praça das Rosas receberá a exposição “#P3NARTE”, do coletivo que reúne Elissa Pomponio, Jef Telles, Jorge Etecheber, José Vitor Gomes, Tião Martins e Vinicius Dall’Acqua, surgido no contexto da pandemia, e que leva arte a áreas verdes da cidade; a contação de história “Contos, Lendas e Itans Africanos”, com a atriz Beta Cunha, que ressignifica peças de vestuário como lenços e xales e outros objetos para mostrar, de forma interativa e encenada, um pouco sobre as culturas africanas; o ensaio aberto “Experimento Corpo em Crise”, resultado de residência artística realizada pela Cia. Território da Dança em maio dentro do projeto para a construção de seu novo espetáculo, sob orientação de Cássia Heleno e Capelli; e o show musical “Antiexílio”, do cantor, poeta e compositor João Liossi. Já a Sede Cênica será palco da intervenção em dança “Embalagem”, com as atrizes Andressa Maria, também baterista, e Andrea Capelli, bailarina, que por meio da improvisação unem música e dança para contar por meio de seus corpos histórias de ser mulher, suas amarras, moldes e o romper de tais estruturas.

Nos próximos meses, o projeto realiza outras sete ações dentro do projeto, sendo três oficinas, um intercâmbio de gestão cultural, um cineclube, um show musical e a feira feminista de economia criativa e solidária idealizada pelo coletivo Primavera nos Dentes.

Todas as ações terão acesso gratuito e serão realizadas na Sede Cênica e na Praça das Rosas (a 50 metros da sede). O projeto contempla também ações relacionadas ao funcionamento da Sede Cênica, à aquisição de equipamentos e materiais, à remuneração de equipe de gestão e artistas envolvidos e à produção e edição de vídeo documental sobre o projeto.

Histórico

Realizado desde 2016, o Projeto Território Cênico deu origem às companhias Território da Dança e Beradeiro e promove, além de apresentações artísticas, atividades formativas e de pesquisa. Na primeira edição, o Território Cênico teve fomento do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura, e ofereceu nove oficinas e três mostras artísticas. No ano seguinte, foi desenvolvida de forma independente a primeira edição de seu Núcleo de Formação Cênica (hoje Núcleo de Pesquisa Cênica), com foco na formação de novos artistas e no fomento da criação de novos grupos. Paralelamente, oficinas permanentes de Dança Expressiva deram origem à Cia. Território da Dança. 

 

O Território Cênico 2018 teve fomento do ProAC, proporcionando 25 atividades gratuitas a 1.350 pessoas. A partir do Núcleo, surgiu um novo grupo teatral, a Cia. Beradeiro. Em 2019, novamente com o Prêmio Nelson Seixas, o Território ofereceu nove atividades e o Núcleo de Pesquisa Cênica deu início à montagem do espetáculo “Refugo”, de Abi Morgan. 

Em razão da pandemia da Covid-19, em 2020 o projeto foi readequado e, pela primeira vez, teve uma edição 100% online, com 12 ações de formação e intercâmbio artístico – como oficinas, bate-papos e de pesquisas envolvendo as artes cênicas e a cultura popular -, e 28 de difusão, entre shows musicais, contações de história, sarau, leituras dramáticas e outras.

 

Sobre a Cênica

Fundada com o nome de Cia. Cênica em março de 2007, a Cênica é um coletivo teatral formado por 25 artistas, com 11 espetáculos em seu repertório, entre eles, “Sala de Espera” (2021); “de mais ninguém” (2019); “Oi Lá, Inezita” (2018); “Queijo & Goiabada, das canções que você não autorizou pra mim” (2016); “Terra abaixo, Rio acima” (2016); “Virado à Paulista” (2015) e “Sabiás do Sertão – Teatro musical brasileiro em um ato, uma chegança e uma andança” (2013). Circulou por 150 cidades de 11 Estados brasileiros, levando seus espetáculos a um público de mais de 600 mil espectadores. Tem participações em importantes eventos como o FIT Belo Horizonte, MIT – Mostra Internacional de Teatro da Paraíba e FIT Rio Preto – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto.

Além do Território Cênico, ainda na área da educação, orienta, desde 2017, outros grupos pelo Programa de Qualificação em Artes. A Sede Cênica, conquistada em 2014, também é aberta a coletivos parceiros para ensaios, apresentações e eventos. Em abril de 2021, realizou, pela primeira vez em formato online, a Mostra Cênica Resistências, em sua 4ª edição, com a parceria de outros quatro coletivos da cidade. Em 2022, publicou a coletânea “Sobre poeira, prosa e cantoria – 15 anos de dramaturgia” (Vitrine Literária), reunindo seus textos teatrais já montados.

SERVIÇO:

Lançamento do Projeto Território Cênico 2022

Quando: Domingo (29/5), das 16h às 20h

Onde: Sede Cênica (Avenida das Hortênsias, 265, Jardim dos Seixas, São José do Rio Preto/SP) e Praça das Rosas (Avenida das Hortênsias, em frente ao Colégio Criarte, a 50 metros da Sede Cênica)

Realização: Cia. Cênica, com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC)

Grátis

Mais informações: WhatsApp: (17) 99266-2490

Siga a Cênica na internet: https://cenica.com.br | YouTube: /ciacenica | Facebook: @cia.cenica | Instagram: @_cenica