No dia 24 de julho foi realizado o “Dia D” no município de Elisiário, ação promovida pela equipe de Matriciamento do AME Catanduva com objetivo de capacitar os médicos da unidade de saúde local para o diagnóstico, manejo e encaminhamento adequado de pacientes com doenças neurológicas frequentes na Atenção Primária.
O evento foi realizado no Centro de Saúde “José Ribeiro Ferraz” com a participação da médica neurologista do AME, Dra. Laura Montouro. Durante a capacitação foram abordados os principais sinais e sintomas neurológicos de alerta, além de discussões de casos clínicos comuns, como cefaleias, crises convulsivas, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e neuropatias periféricas.
O matriciamento incluiu oficina prática sobre exame neurológico simplificado com o paciente presente, voltada à aplicação no contexto da atenção básica, e orientações sobre os fluxos de encaminhamento para a neurologia especializada do AME, reforçando quando é necessário referenciar o paciente.



Além de aprofundar conhecimentos teóricos e práticos, a iniciativa também proporcionou espaço para troca de experiências entre os profissionais da unidade e a especialista convidada. “Foi oportunidade para esclarecer dúvidas frequentes enfrentadas na prática clínica, aumentando a confiança dos médicos ao lidar com queixas neurológicas e promovendo a uniformização de condutas”, destacou a Dra. Laura Montouro.
Segundo Dr. Rogério Lima Duarte, médico do Matriciamento do AME Catanduva, o ‘Dia D’ é momento enriquecedor para toda a equipe médica da unidade visitada. “A participação ativa dos profissionais demonstra o interesse e a importância da capacitação contínua para melhorar a qualidade do atendimento prestado à população. Em Elisiário a presença da Dra. Laura serviu para estreitar laços entre a Atenção Primária e a especialidade, promovendo atuação mais integrada e eficiente”, ressaltou.
A ação foi organizada pela equipe de Matriciamento do AME, composta pelo Dr. Rogério Lima Duarte e pela auxiliar administrativa Mariana Batista. “O Matriciamento é uma das ações que reforçam o compromisso do AME com a educação permanente em saúde e o fortalecimento da rede de atenção à saúde na região”, ressaltou Dr. Rogério.
Fotos/Divulgação