A Câmara de Catanduva entregou, nesta quinta-feira (6), sua maior honraria concedida a um catanduvense: a Medalha 14 de Abril. O protetor dos animais e ambientalista Etelberto Fanelli Fernandes, conhecido como Beto Tropeiro, demonstrou toda a simplicidade do homem do campo ao receber a homenagem no plenário do Legislativo.
A medalha foi proposta pelo ex-vereador Onofre Baraldi, durante a 15ª Legislatura (2009-2012). Na época, devido aos inúmeros compromissos com seus projetos, Beto Tropeiro acabou não recebendo a honraria. Agora, por iniciativa do presidente da Câmara, vereador Marcos Crippa, em parceria com Onofre Baraldi, a medalha foi finalmente entregue, evidenciando o reconhecimento da Casa de Leis ao homenageado.



“Uma justíssima homenagem. Beto Tropeiro, desde criança, cuida dos animais e preserva o meio ambiente. É um homem humilde, de bom coração, que sempre esteve à frente de causas nobres. Lembro dele jovem, recolhendo cobras e enviando voluntariamente ao Instituto Butantan, que recebia os animais para suas pesquisas. Estive presente na antiga estação de trem, onde as caixas com cobras eram encaminhadas para São Paulo”, comentou Marcos Crippa, que presidiu a solenidade.
O voluntariado de Beto Tropeiro chamou a atenção do Instituto Butantan, que veio a Catanduva conhecer de perto o trabalho de recolhimento dos animais. Além disso, Beto sempre esteve envolvido em ações de proteção a animais de rodeio, atuando para preservar a saúde de cavalos e bois.
Além de Marcos Crippa, participaram da sessão solene as vereadoras Ivânia Soldati e Laura Luiza Protetora, e os vereadores Ivan Bernardi, Manoel Gol de Ouro, David Roger, Gleison Begalli e Pastor Júlio Zanini. O diretor do Sebrae, Marco Vinholi, também prestigiou o evento, assim como o ex-vereador Onofre Baraldi.
“O Beto é um exemplo para os protetores de animais. Ele é pioneiro na causa e me inspirou muito. Acredito que tenha inspirado outros protetores também. Um merecido reconhecimento do Legislativo”, destacou a protetora dos animais, médica-veterinária e vereadora Ivânia Soldati.

