‘Emílio Carlos’, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, realiza campanha Dezembro Laranja com atendimento gratuito

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Neste sábado, 07 de dezembro, o Hospital Emílio Carlos foi um dos postos de atendimento da campanha “Dezembro Laranja”, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia desde 1999. Entre 7h e 15h, a ação ofereceu exames dermatológicos, consultas e procedimentos cirúrgicos gratuitos à população, visando conscientizar, prevenir e diagnosticar o câncer de pele.

Mais de 20 médicos voluntários atenderam as mais de 50 pessoas encaminhadas pelo SUS. A Fundação Padre Albino participa da campanha desde 2012, quando foi cadastrada pela dermatologista Dra. Rafaela Frigério Lopes. “Além das consultas e procedimentos estamos orientando a população para os principais cuidados e formas de prevenção ao câncer. Cadastrei a Fundação nessa campanha porque sempre vi a instituição como referência para a saúde de Catanduva e região. Hoje estamos vivendo momento muito especial nessa parceria entre a Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Fundação Padre Albino”, disse ela.

A dermatologista Dra. Bruna Somilio, coordenadora regional da ação, explicou que a finalidade era captar diagnósticos na fase inicial que, quando tratado, tem chances de mais de 80% de cura. “Essa iniciativa tem como objetivo o atendimento simultâneo em vários postos de saúde cadastrados no Brasil. Anualmente a campanha acontece todo primeiro sábado do mês de dezembro, mês de prevenção e combate ao câncer de pele, o Dezembro Laranja”.

Gonçalo Luciano, de Tabapuã, era só elogios. “Fui muito bem atendido; a equipe é maravilhosa; tinha um café da manhã delicioso. Passei pela consulta, já fiz o procedimento e agora só falta seguir o tratamento com cuidados em casa. Isso transmite tranquilidade pra gente”.

Segundo a diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação, Renata Rocha Bugatti, o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de sucesso no tratamento. “Sabemos que com o prognóstico inicial, as chances deste câncer se espalhar para outros órgãos do corpo é reduzida, facilitando o tratamento e a possibilidade de cura. Este projeto é totalmente alinhado com o nossos Valores e Propósito de cuidar de gente e salvar vidas”

Renata entregou certificados para os profissionais participantes. “É uma honra para a Fundação Padre Albino recepcionar este evento. Agradecemos vocês que, de forma voluntária, doaram tempo e amor para salvar vidas. Este ato não é para qualquer um; continuem fazendo diferença na vida das pessoas”, ressaltou.

O câncer de pele no Brasil

O câncer de pele representa 30% dos tumores malignos registrados no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Os sinais de alerta incluem sardas ou histórico familiar da doença; feridas que demoram a cicatrizar; alterações em pintas, sinais ou verrugas; lesões avermelhadas.

A exposição prolongada ao sol, sem proteção, é o principal fator de risco, especialmente durante a infância e adolescência. Pessoas de pele clara têm maior propensão à doença. Por isso, o tema da campanha proposto pela Sociedade Brasileira de Dermatologia deste ano, “Proteger a pele é proteger a saúde”, reforça a necessidade de medidas preventivas e cuidados regulares.

Texto: Beatriz Menzani Corrêa/FPA.

Fotos: Comunicação/FPA.