Empresa de fotografia que registra artistas e influenciadores dá dicas para profissionais que desejam ingressar na carreira

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

O que para alguns é um hobby, para muitos é o sonho de uma profissão: a fotografia é hoje uma carreira almejada por pessoas de todas as idades. Jovens em busca da primeira experiência profissional a adultos desejando migrar de carreira.

Uma pesquisa realizada pela revista Fhox, especialista na área, mostra que mais de 70% dos fotógrafos entrevistados atuam no segmento de ensaios e/ou casamentos, a chamada fotografia social.

Em um mercado tão competitivo, como se destacar?

Lis Sayuri e Mari Merlim, fundadoras da Babuska

 

Mari Merlim, fotógrafa e cofundadora da Babuska Fotografia, empresa de ensaios fotográficos de famílias e eventos que ficou conhecida por registrar artistas globais e grandes influenciadores, dá dicas para quem sonha em fazer da fotografia uma carreira de sucesso.

Confira:

1. Especialize-se em um nicho de mercado

Dentro da Fotografia, o profissional pode seguir por muitas vertentes: social, gastronomia, fotojornalismo, publicidade, moda.

“No início, é normal o fotógrafo querer fazer um pouco de tudo até para descobrir todas as possibilidade que se tem de atuação – conta Mari – mas conforme o profissional vai ganhando experiência prática e entendendo as áreas que mais tem afinidade, o ideal é que ele construa uma marca mais segmentada, que fortalece sua identidade e faz com que o público-alvo reconheça sua autoridade naquele tema.”

Assim como na maioria das profissões, o fotógrafo que deseja crescer na carreira, precisa fazer cursos para se desenvolver e aprofundar seus conhecimentos técnicos, tornando-se um expert no nicho que escolhe atuar.

2. Pratique e faça portfólio

Quem está começando geralmente sente dificuldades em conseguir os primeiros clientes pagantes.

Nesse caso, o hábito de fazer portfólios e parcerias pode ser um divisor de águas na vida do profissional e impulsioná-lo a conquistar as primeiras vendas.

“Quando se está começando, você precisa fazer seu trabalho ser lembrado constantemente, e para isso, no início da carreira, nada melhor do que buscar amigos e conhecidos para fazer portfólios e parcerias. Esteja em movimento! Fotografe todo dia, se puder. Divulgue, mostre seu trabalho, use as redes sociais como canal de marketing e poste com constância. Esse hábito vai fazer com que você comece a ser lembrado e vai possibilitar que, aos poucos, você feche seus primeiros ensaios.”

3. Organize o financeiro desde o início

O erro que muitos profissionais cometem é misturar despesas pessoais e profissionais, sem ter contas bancárias distintas e uma organização financeira adequada.

A cofundadora da empresa de fotografia que faturou R$2 milhões de reais no último ano, Mari Merlim ressalta o quanto a gestão do negócio é essencial para o fotógrafo que quer prosperar:

“Talvez mais importante do que fotografar bem seja gerir bem um negócio de Fotografia. Costumo brincar com meus alunos que fotografia bonita não paga conta. Isso significa que a organização financeira é o aspecto mais importante de um negócio que quer se manter no longo prazo. Equipamentos fotográficos são caros, os custos de manutenção e seguro são altos. Se você não se preparar, na hora que esse boleto chegar, seu negócio pode simplesmente quebrar.”

A Fotografia tem um amplo mercado de atuação e oferece um universo de possibilidades para quem está iniciando na profissão. Com dedicação e aprimoramento, o fotógrafo pode encontrar, sim, uma carreira sólida e muito bem sucedida.

 

Sobre a empresa

Mari Merlim e Lis Sayuri fundaram a Babuska Fotografia em 2018, empresa dedicada a serviços de fotografia para famílias. Em 2021, abriram o Meu Curso Babuska, a escola online para fotógrafos, que se tornou o braço de ensino da marca.

 

O MCB (como também é chamado o Meu Curso Babuska) já formou mais de 600 profissionais com cursos de Fotografia, Marketing, Vendas e Gestão de Negócios Criativos. A missão da empresa é formar profissionais de alto nível para o mercado, que tenham carreiras sólidas e prósperas através de conteúdos relevantes e aprendizado prático.