Na manhã de 8 de abril foi realizado o Encontro da Segurança do Paciente na sala D16 da UNIFIPA com a presença de líderes, gerentes da saúde e da diretora de Saúde e Assistência Social, Renata Rocha Bugatti. Com o tema “Mais Acesso e Cuidado Integrado” e o slogan “Qualidade em Toda a Jornada!”, a campanha de 2025 propõe discutir estratégias para garantir atendimento acessível e contínuo, com foco na integridade do cuidado prestado ao longo de toda a trajetória do paciente.
A primeira palestra foi ministrada por Maristela Pinotti Paiva Neves, coordenadora de Atendimento ao Cliente e Humanização, com o tema “Cuidado Centrado no Paciente”. Em seguida, a gerente de Práticas Médicas do Hospital Emílio Carlos, Jéssica Fonseca, ministrou a palestra “Integridade no Cuidado”. As gerentes Simone Trovó, Wandrea Nascimento e Mayara Neves fizeram considerações sobre os assuntos abordados. A programação foi encerrada com um quiz interativo, que avaliou os conhecimentos das lideranças sobre segurança do paciente e os temas discutidos. A gerente de Qualidade, Adriani Moraes, disse que com as palestras “temos a oportunidade de refletir sobre as práticas, desafios e as soluções para promover segurança e qualidade de vida”.
Para a enfermeira da Segurança do Paciente, Raquel Garcia, a campanha Abril pela Segurança do Paciente reforça o compromisso do Ministério da Saúde na construção de um sistema de saúde mais acessível, seguro e equitativo, alinhado tanto às metas internacionais quanto às nacionais de melhoria da assistência. “Ela também está em consonância com a 7ª meta da Fundação Padre Albino, que destaca a importância da participação ativa dos familiares e pacientes no cuidado prestado”, finalizou.
Fotos: Comunicação/FPA
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