No último dia 26 de outubro, alunos do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA participaram de aula prática sobre o cultivo de tomate e pepino em estufas. A atividade foi realizada na propriedade da família Prieto, reconhecida pela produção de hortaliças em estufas de alta tecnologia e gerenciada por Antônio Prieto, “Toninho”, e seu filho, o engenheiro agrônomo Anderson Prieto. A iniciativa permitiu aos estudantes experiência prática sobre métodos e tecnologias aplicadas na olericultura.
Toninho Prieto explicou que, embora o investimento inicial em estufas seja elevado, o retorno financeiro é satisfatório, principalmente devido ao nível tecnológico dos equipamentos que auxiliam no controle do ambiente de cultivo. A produção de tomates e pepinos da propriedade é destinada a mercados de referência nos Estados de São Paulo e Paraná, onde a demanda por hortaliças de alta qualidade é constante.
Aos alunos, Anderson Prieto, que administra a parte técnica da produção, ressaltou que o uso de estufas e a implementação de câmaras frias para a pós-colheita garantem maior tempo de prateleira e melhor conservação das hortaliças, atendendo às exigências de qualidade do mercado e do consumidor final.
Acompanhando a visita, o Prof. Dr. João Paulo Ferreira, coordenador do curso e responsável pela disciplina de Olericultura no 3º ano, aproveitou a ocasião para demonstrar os tratos culturais e manejos necessários para o desenvolvimento adequado das culturas de tomate e pepino em estufas. Segundo João Paulo, a prática foi oportunidade para que os alunos vissem de perto os cuidados essenciais no cultivo intensivo de hortaliças, desde o plantio até a colheita.