No dia 28 de junho, o curso de Engenharia Agronômica da UNIFIPA promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Pacaembu Empreendimentos, a “Ecotenda Agroflorestal”, atividade comunitária voltada à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável. A ação integra o projeto de extensão do curso por meio da implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), modelos que associam o cultivo de espécies nativas e de valor comercial. O sistema agroflorestal utilizado combina o plantio de espécies nativas com culturas de interesse comercial, como café, mamão, banana e cacau. A proposta é recuperar áreas de preservação por meio do Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), ao mesmo tempo em que incentiva práticas agrícolas sustentáveis com potencial produtivo.





De acordo com o coordenador do curso, Prof. Dr. João Paulo Ferreira, o projeto surgiu a partir de demanda conjunta entre a Pacaembu Empreendimentos e a Secretaria do Meio Ambiente. A proposta consiste em promover ações de preservação ambiental e empreendedorismo sustentável junto à comunidade do bairro Nova Catanduva, onde foi implantada a primeira etapa do projeto.
Entre as próximas etapas do projeto está a utilização de compostagem feita no Campus Sede da UNIFIPA com resíduos orgânicos utilizados para a adubação das plantas. As ações técnicas de produção agrosustentável também serão levadas a escolas do município com o objetivo de promover educação ambiental e capacitação da população. Além disso, estão previstos cursos livres voltados à produção, processamento e comercialização de alimentos orgânicos em modelo SAF, reforçando o caráter multidisciplinar da iniciativa.
O projeto prevê ainda a implantação de outros dois sistemas agroflorestais no município: um no Campus Sede da UNIFIPA e outro em local com participação comunitária, ambos também associados a termos de TCRA.