FPA inicia implantação de novo sistema de gestão na área da saúde

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Hospitais e PAS terão o Sistema Philips Tasy,

já em uso pelos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein

 

A Fundação Padre Albino está entrando em nova fase, com investimentos que incluem a ampliação e remodelação dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, inseridos no estudo Design do Futuro e, através do projeto SYNC, a implantação do novo sistema de gestão em saúde Philips Tasy, que interligará em rede suas unidades de saúde.

 

As mudanças são esforço da Fundação para proporcionar melhor atendimento e acolhimento para pacientes, trabalhando o cuidado de ponta a ponta e facilitando a rotina de trabalho dos colaboradores, que terão acesso às informações de forma ágil e em tempo real, promovendo maior segurança do paciente, eficiência clínica e operacional e a melhoria da gestão de dados gerados.

O novo sistema de gestão foi apresentado aos colaboradores da FPA em reunião na tarde do dia 30 de maio, com a presença da presidente da Philips Brasil, Patrícia Frossard, do líder médico, Dr. Eli Szwarc, do gerente de projetos, Roberto Bragagnolo e equipe com o objetivo integrar os responsáveis e reunir os pontos mais relevantes das etapas de implantação.

O Sistema Tasy é produto Philips, que desde 2007 iniciou a mudança de tecnologias de uso comum para investir na área da saúde, tendo instituições públicas e privadas da América Latina que fazem uso do sistema, entre elas os hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein.

A transição para o novo sistema inclui treinamento, qualificação e certificação dos usuários da Fundação pela Philips. O objetivo é a assertividade no fluxo, ganho de tempo, melhora na rotina profissional, integração de dados de todas as unidades, informações de confiabilidade, modernização da operação, eficiência e produtividade.

O presidente da Diretoria Executiva, Reginaldo Lopes, disse que a reunião tratava assunto de extrema importância para o futuro da Fundação Padre Albino. Citou que a instituição, em seu planejamento estratégico, possui alguns pilares que visam sua sustentabilidade econômica e social, entre eles o da Tecnologia e Processos.

Reginaldo lembrou que, desde sua criação, por Padre Albino, a Fundação tem trabalhado incansavelmente para expandir e melhorar o atendimento de saúde em Catanduva e região. “O sistema de gestão Tasy, da Philips, representa um marco importante em nossa jornada rumo à excelência no atendimento. Com ele, teremos a oportunidade de otimizar nossos processos, melhorar a comunicação entre as diferentes áreas da Fundação e, acima de tudo, proporcionar cuidado ainda mais eficiente e personalizado aos nossos pacientes”.

No entanto, o presidente ressaltou que “para que essa implantação seja bem-sucedida são fundamentais o comprometimento e o envolvimento de cada um de nós. A tecnologia em si não é suficiente. Ela precisa ser acompanhada por uma equipe dedicada e motivada, disposta a abraçar essa mudança e a explorar todo o potencial que o sistema Tasy oferece”.

Por fim, Reginaldo falou diretamente aos colaboradores. “Vocês são o coração da Fundação Padre Albino e é por isso que confio plenamente na capacidade de cada um para enfrentar esse desafio. Sei que, juntos, com trabalho em equipe e compromisso seremos capazes de garantir uma transição suave e colher os benefícios desse novo sistema. Agradeço a todos pelo apoio e dedicação de sempre. Vamos continuar honrando o legado de Padre Albino e os Valores da Fundação, buscando incessantemente a melhoria contínua e o avanço na qualidade do atendimento que oferecemos”.

 

O Sistema

 

 “A Philips olha para o futuro desenvolvendo produtos que façam diferença na vida das pessoas e a saúde sempre vai ter a necessidade da prestação de serviços”, contou a CEO Patrícia, frisando que “o software Tasy está há mais de 16 anos operando na gestão de mais de 1.500 clientes espalhados pelo mundo todo. Um produto genuinamente brasileiro a possuir a certificação emitida pela SBIS – Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, aprovado em todos os requisitos exigidos”.

O sistema, que também engloba o prontuário de atendimento do paciente, assegura a privacidade, integridade e a confidencialidade das informações de saúde, segundo o líder médico da Philips, Dr. Eli Szwarc. “O nosso programa possibilitará a rastreabilidade segura de todo o atendimento em saúde do paciente de forma permanente e sem perda de dados. Nos preocupamos em ter esse olhar mais humanizado, mas com segurança, qualidade e eficiência. Isso dá mais tranquilidade ao cliente e ao profissional envolvido”, frisou. O médico concluiu que “é impossível exercer medicina individualmente; a saúde não é para amadores. O Tasy promete a usabilidade, tomada de decisões, pesquisas clínicas e a redução do retrabalho no que diz respeito ao atendimento ao paciente, mas para isso acontecer toda a equipe envolvida no processo deverá estar em perfeita sintonia”.

A usabilidade, a conexão de dados, a redução de tempo e o envio de dados on-line entre as unidades de saúde da Fundação Padre Albino serão um dos principais benefícios do novo sistema de gestão. “Mais do que um projeto de implantação, lideramos o processo de transformação digital e todos receberão treinamento para utilizar o software. Nossa equipe Brasil estará 24 horas trabalhando em conjunto com o setor de TI da instituição”, informou Roberto Bragagnolo, gerente de projetos. Ele apresentou o cronograma de implantação e transição do atual sistema para o novo, com previsão de virada de chave da primeira etapa, no Padre Albino Saúde, em 1º de janeiro de 2024. O projeto na Fundação Padre Albino será acompanhado pelo coordenador de Tecnologia da Informação, Ronaldo Delalibera Cardoso.

 

Comprometimento

 

A implantação do projeto oferece controle integrado e efetivo de todas as etapas de tratamento do paciente. Mas, para que o escopo ocorra, os profissionais responsáveis pela alimentação dos dados serão protagonistas em todo o processo. Essa foi a premissa de todas as falas da diretoria da FPA durante a reunião.

“Nossos profissionais terão grandes benefícios em sua jornada profissional, evitando retrabalho, proporcionando controles, como de estoque, facilidade no SAME, otimizando o trabalho do setor de faturamento, fornecendo relatórios e dashboards detalhados com segurança e confiabilidade nas ações. Tudo isso de forma prática, automatizada e simplificada, facilitando nossa gestão. Mas destaco que, para isso, contamos com o empenho e capacitação dos nossos profissionais da assistência e sei que estão preparados para isso”, destacou Renata Rocha Bugatti, diretora de Saúde e Assistência Social da FPA.

Para a diretora executiva do Padre Albino Saúde, Rosa Vicente Hernandez, o novo sistema identificará as necessidades específicas dos beneficiários e o plano poderá oferecer atendimento direcionado. “Nos ajudará a promover experiência personalizada e satisfatória para nossos beneficiários. Teremos acesso a informações completas sobre o histórico de saúde de cada um deles, economizando tempo e custos desnecessários”.

Cristiane Procópio de Oliveira, diretora de Educação da FPA, disse que o objetivo é manter a referência em educação na área da saúde, oferecendo experiências acadêmicas enriquecedoras e preparando profissionais da saúde competentes e comprometidos. “A área de educação é fundamental para a formação e desenvolvimento desses profissionais que entrarão no mercado de trabalho. O sistema Tasy trará uma série de benefícios ao possibilitar integração eficiente e gestão completa das informações acadêmicas”.

No âmbito financeiro, o diretor Administrativo e Financeiro, Heliton Benetelli, destacou a visão abrangente e integrada do software nas diferentes áreas da organização, “permitindo gestão eficiente dos recursos, melhor análise dos indicadores de desempenho e tomada de decisão embasada em informações precisas e atualizadas”.

O presidente do Conselho de Administração da FPA, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, encerrou a reunião, convocando e confiando a todos o sucesso dessa inovação. “É importante estarmos todos unidos nesse início de transição. Os pacientes atendidos de Catanduva e região merecem atendimento eficiente, assim como fez nosso patrono Padre Albino por 46 anos, dedicando a dar sempre o que havia de melhor. Hoje, 50 anos depois da sua morte, estamos levando seu legado de forma mais arrojada, segura e comprometida. Contamos com a dedicação de todos, que somos legados de Pe. Albino”.

            A reunião contou com a participação de gerentes e gestores de áreas das unidades de negócio da Fundação.

Segundo o coordenador de projetos da Philips, a próxima etapa será reunir-se com os setores envolvidos para entender o processo e as necessidades durante o fluxo de trabalho das unidades hospitalares.

 
Fotos: Comunicação FPA