Programação incluiu palestras, técnicas de relaxamento, meditação, massagem e apresentação cultural voltadas ao bem-estar dos colaboradores.
A Fundação Padre Albino realizou, entre os dias 18 e 22 de agosto, a Semana da Saúde Mental, ação conjunta dos departamentos de Medicina do Trabalho e do Grupo de Apoio ao Trabalhador (GAT). O evento teve diversas atividades voltadas ao bem-estar físico, emocional e espiritual dos colaboradores das unidades da Fundação.
A programação começou no dia 18, com a aplicação de reiki, técnica japonesa para equilíbrio físico, mental e espiritual. No dia 19, os colaboradores participaram da palestra ‘Desmistificando o CAPS, Centro de Atenção Psicossocial da rede pública’, conduzida pela assistente social do GAT, Taiza Polimeno Turin. “Desmistificar o CAPS significa combater preconceitos e informações falsas sobre este importante serviço de saúde mental do SUS, que é espaço de acolhimento, tratamento e inclusão social para pessoas com sofrimento psíquico, oferecendo atendimento profissional. É fundamental divulgar o que realmente são e como funcionam, promovendo o conhecimento e a valorização deste serviço essencial para a recuperação e bem-estar dos usuários”, ressaltou Taiza.






Nos dias 20 e 21, a programação proporcionou momentos especiais de meditação e automassagem Do-In, conduzidos pela profissional de saúde Vanessa Romano, do Senac Catanduva. Vanessa afirma que “embora a meditação foque na mente e o Do-In no corpo, ambas visam o bem-estar integral, a redução do estresse e a saúde mental, podendo ser praticadas em conjunto, como fizemos com os colaboradores, para potencializar seus benefícios”.
Ainda no dia 21 foi realizada a palestra “Saúde mental além da medicação: o papel da psicologia no cuidado integral”, ministrada pelo psicólogo do Hospital Emílio Carlos Walison Henrique Tozato, destacando a importância da atuação psicológica no tratamento e prevenção de adoecimentos. “A psicologia é fundamental no cuidado integral à saúde mental, pois ela complementa a medicação. O tratamento envolve abordagem ampla, incluindo aspectos emocionais, sociais e cognitivos para promover o bem-estar completo do indivíduo e sua reinserção na comunidade, em colaboração com equipes multiprofissionais e familiares”, explica o psicólogo.
No encerramento, no dia 22, apresentação do Corame, coral criado pelos colaboradores do AME Catanduva, no saguão de Centro de Serviços Compartilhados da Fundação. O objetivo foi de reforçar a conexão entre arte, saúde e bem-estar.
A enfermeira do trabalho da FPA, Ketherine Zaniboni Felice, destacou a importância da iniciativa. “Cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho é fundamental para promover qualidade de vida, reduzir o estresse e fortalecer as relações interpessoais. As atividades desenvolvidas durante a Semana foram pensadas para oferecer aos colaboradores momentos de reflexão, relaxamento e aprendizado, incentivando práticas que podem ser incorporadas no dia a dia.”
Fotos/Divulgação FPA