Hidrate-se no verão

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Especialista em Nutrologia garante que esse hábito é essencial para o funcionamento do organismo

Beber água é essencial para pessoas de todas as idades. A Esap alerta que, com a chegada das temperaturas altas do verão, esse hábito deve ser reforçado.

Segundo a médica nutróloga Ana Valéria Ramirez, docente do curso nacional da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), do Hospital Servidor Público/São Paulo, cuidar da saúde no verão envolve principalmente cuidar da hidratação. “O clima quente e o maior tempo de exposição no sol contribuem de forma impactante no funcionamento do nosso organismo já que ele perde água ao tentar controlar a temperatura do corpo, por isso o consumo adequado de líquido, em especial dois litros de água por dia, é tão primordial para manter a saúde e o bem-estar”, explica.

A médica ainda ressalta a importância de redobrar o cuidado para quem pratica atividade física pela necessidade do corpo repor a perda natural de água causada pela transpiração. “Quando ingerimos esse líquido, ajudamos nosso organismo a manter as ligações químicas, eliminar toxinas e também no funcionamento pleno dos órgãos”, complementa.

Água de qualidade na torneira 

Em Palestina, a população pode hidratar-se tranquilamente com água da torneira. A  água distribuída passa por etapas de tratamento com adição de flúor e cloronos reservatórios localizados em pontos estratégicos da cidade.  O flúor é considerado pelos profissionais da odontologia um importante mineral para a manutenção da saúde bucal, principalmente durante a infância. 

A qualidade desta água é medida todos os dias, conforme as normas exigidas pelo Ministério da Saúde.  Para se ter ideia, são realizados 1,5 mil testes mensais em um laboratório especializado. A população pode acompanhar os resultados que comprovam a qualidade por meio do site https://www.iguasa.com.br/esap/informacoes-para-voce.ade.

A concessionária reforça que para manter esse nível de pureza da água é necessário adotar algumas medidas preventivas em seus imóveis como limpeza da caixa d’água a cada seis meses e dar manutenção nas tubulações internas para evitar vazamentos. 

Hidrate-se!

  • Não espere sentir sede para tomar água, porque essa sensação já é um primeiro sinal de desidratação.
  • O ideal é manter uma garrafinha de água sempre por perto para ser consumida com frequência.
  • Beber água ajuda na digestão quando equilibrada com uma alimentação rica em fibras.
  • A boa hidratação também ajuda na diminuição do apetite, melhora a circulação e ainda colabora para a saúde da pele e do cabelo.

Fonte: Dra. Ana Valéria Ramirez Médica Nutróloga – RQE – 72533 .