Hospitais Padre Albino e Emílio Carlos conquistam 1º Lugar no 1º Congresso Brasileiro da SOBREXP com case de Experiência do Paciente

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A Sociedade Brasileira de Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa (SOBREXP) anunciou que o case “Trabalho com Alegria e Resiliência,” apresentado pelos hospitais Padre Albino e Emilio Carlos, foi premiado em 1º lugar durante o 1º Congresso Brasileiro da entidade. O evento, realizado nos dias 16 e 17 de novembro, teve como foco central “A Experiência Humana na Rede Pública do Sistema Único de Saúde.”

Os hospitais da Fundação Padre Albino participaram na categoria “Engajamento e Desenvolvimento dos Profissionais e Equipes” com o case “Trabalho com Alegria e Resiliência: Uma estratégia de desenvolvimento e engajamento de colaboradores”. A iniciativa busca ampliar a percepção de bem-estar, satisfação, resiliência, engajamento e participação nas decisões locais no ambiente de trabalho assistencial diário.

A metodologia adotada pelos hospitais teve como base o questionamento inspirado no movimento internacional do IHI (Institute for Healthcare Improvement): “O que importa para você?”. Essa abordagem incentiva diálogos entre profissionais de saúde, pacientes e familiares. Os colaboradores foram estimulados a expressar suas preocupações através de um Quadro de Comunicação, identificando obstáculos para alegria no trabalho.

Mensalmente, a Escala de Alegria no Trabalho foi avaliada por meio de questionários, fornecendo um sistema de feedback e dados para a busca da melhoria contínua.

Uma das responsáveis pelo case é a enfermeira coordenadora da Fundação Padre Albino, Ana Laura Ribeiro Flores. Ela afirmou que receber o prêmio em um evento tão significativo como o Congresso da SOBREXP destaca não apenas a qualidade do case apresentado, mas também a credibilidade da Instituição e o comprometimento dos colaboradores envolvidos. “Compartilhar um projeto de sucesso não é apenas um ato de reconhecimento, mas também uma demonstração de que a Fundação está disposta a compartilhar conhecimento e experiência para contribuir com outras instituições em busca de resultados similares”. Já a coordenadora de Atendimento ao Cliente e Humanização da FPA, Maristela Paiva Neves, o prêmio é a concretização da importância do trabalho desenvolvido. “Esse reconhecimento é de cada um dos colaboradores que participaram direta ou indiretamente do projeto. Sem a Fundação Padre Albino, esse prêmio não seria possível. A minha gratidão a todos”, finalizou.Foto: Divulgação/FPA.Texto: Beatriz Menzani Corrêa.