A lavagem correta das mãos reduz a contaminação em ambiente hospitalar
Em celebração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Unimed São Domingos (HUSD) deu início nesta quinta-feira, 5, ao cronograma de várias ações de conscientização sobre o tema.
Nos períodos da manhã e tarde, membros do SCIH transitaram pelos setores da unidade hospitalar e intensificaram junto aos profissionais orientações sobre a importância da higienização correta das mãos em todos os procedimentos. Por meio de perguntas e respostas, os colaboradores que tiveram acertos foram presenteados com brindes.
As informações se somaram à palestra do coordenador do SCIH, infectologista Arlindo Schiesari Júnior. “Boa parte das infecções passam de alguma maneira por nossas mãos. Nós podemos, eventualmente, nos transformar em meios de contaminação, pois, muitas vezes, não conseguimos enxergar as bactérias escondidas”, enfatizou.
Durante palestra, o médico apresentou a importância da lavagem correta das mãos e as consequências que podem ser geradas pela falta dela, principalmente no atendimento hospitalar. Foram apresentadas estatísticas de casos de infecção hospitalares em todo o mundo.
A ação de conscientização será estendida para os atendimentos administrativos da Unimed Catanduva nesta sexta-feira, 6.
CONCURSO DE VÍDEO
Para incentivar os colaboradores sobre o tema, membros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) criaram o concurso de vídeo “Campanha de Higienização das Mãos”, com premiação aos primeiro, segundo e terceiro colocados. Os colaboradores tiveram que apresentar vídeos autorais, com duração de até um minuto, explicando a técnica correta da lavagem das mãos. A premiação será na próxima segunda-feira, dia 9.
Créditos: Unimed Catanduva